Produtos Mizumo beneficiam unidades da AmancoUma das melhores formas de comprovar a eficiência de um produto é por meio da mensuração de seus benefícios. A Mizumo, uma unidade de negócios do Grupo Jacto e referência nacional em soluções compactas para tratamento de esgoto sanitário (ETE), tem com a Amanco Brasil - subsidiária brasileira do Grupo Amanco, um dos líderes mundiais e líder na América Latina em tubos e conexões - um exemplo concreto dos resultados que podem ser alcançados com a utilização desses sistemas e com o reuso de água tratada.

As estações compactas da linha Mizumo Plus estão em operação nas unidades de Suape, Glória e Floresta (SC) e Sumaré (SP). Proporcionam redução de consumo de recursos hídricos e ganhos ambientais à Amanco Brasil. De acordo com o coordenador de saúde, segurança e meio ambiente da empresa, Leandro Caldart, a planta de Suape é, por enquanto, a única que mantém a prática de reúso da água tratada. "Registramos a redução de cerca de 40% do consumo de água, a partir da instalação da estação de tratamento de esgoto fornecida pela Mizumo", informa.

Todas as soluções da Mizumo oferecem Garantia de Performance, ou seja, têm eficiência assegurada acima de 90% de remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) no tratamento biológico do esgoto. Esse desempenho possibilita que a água proveniente das ETEs retorne sem riscos à natureza ou possa ser reutilizada para fins não potáveis. Na planta de Suape, a Amanco adotou o reúso em descargas de vaso sanitário, irrigação de jardim e lavagem de pisos.

Histórico da aquisição

A Amanco iniciou, entre os anos de 2003 e 2004, uma pesquisa em busca de soluções em tratamento de esgoto que atendessem aos parâmetros determinados pela legislação ambiental. "Tínhamos instalados sistemas de fossa séptica e filtros anaeróbios, mas queríamos uma solução mais completa. Assim avaliamos vários sistemas compactos disponíveis no mercado, entre eles, os da Mizumo", conta Caldart.

O executivo da Amanco explica que foram avaliadas as vantagens de cada produto, como relação custo-benefício, o nível de satisfação do tratamento, a facilidade de instalação e manutenção, a mobilidade do equipamento - isto é, a possibilidade de remover o equipamento e instalá-lo em outro local, se preciso -, o nível de automação e a forma de operação. A conclusão apontou as ETEs da Mizumo como as mais indicadas.

Do início das conversações à instalação das ETEs, o processo de contratação durou, aproximadamente, 15 meses, e incluiu a consultoria para a definição dos produtos, que envolveu as áreas de engenharia de ambas as empresas, sua disposição e características. "Inicialmente, o projeto destinava-se à unidade de Sumaré, mas foi estendido às demais plantas da Amanco, com datas de entregas diferenciadas para cada uma delas", esclarece o gestor da unidade de negócios Mizumo, Giovani Toledo.

Os sistemas anteriores foram eliminados e toda a estrutura, da captação ao lançamento do esgoto tratado, foi renovada. No total, foram fornecidas quatro estações compactas da linha Mizumo Plus - ideal para tratamento de esgoto sanitário de grandes estabelecimentos comerciais, industriais, entre outros empreendimentos. Elas estão instaladas ao nível do solo e contemplam o sistema de desinfecção por radiação ultravioleta.

Em Suape, o sistema Plus tem capacidade de tratamento de 40 m³/dia, ou seja, atende cerca de 300 usuários e 300 refeições diárias. Na unidade Glória, a linha atende a 60 m³/dia de efluente sanitário - 550 funcionários e 450 refeições. Na planta de Floresta, a estação totaliza uma vazão afluente de esgoto de 70 m³/dia - 650 funcionários e 500 refeições. Já em Sumaré, a estação totaliza uma vazão afluente de esgoto de 50 m³/dia - 500 funcionários e 500 refeições.

Os serviços de pós-venda são realizados conforme a demanda do cliente. "A Mizumo demonstrou bastante agilidade e pontualidade na entrega. As dificuldades de operação iniciais foram superadas e recebemos o atendimento sempre que solicitado. Considero a Mizumo como uma boa opção para efluentes sanitários", ressalta Caldart. "A Amanco é uma empresa renomada e é uma conquista para a Mizumo passar por seu padrão de qualidade, o que demonstra a confiança que a empresa depositou em nós", conclui Toledo.

Perfil Mizumo
Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam tratar e reaproveitar efluentes. É referência em sistemas compactos de tratamento de esgoto sanitário e diferencia-se por oferecer soluções ambientais customizadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequadas a cada tipo de cliente.

Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompeia, cidade do interior de São Paulo. Conta com 85 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e prioriza o crescimento sustentado, com investimentos feitos somente com recursos próprios. A Mizumo possui um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da NBR ISO 9001:2008.

Em 2010, investirá na pesquisa, desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias, visando aumentar o portfólio de produtos e serviços, e na criação de postos avançados de atendimento pós-venda em regiões estratégicas. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 20% superior ao atingido em 2009.

A Mizumo é uma unidade de negócios do Grupo Jacto, fundado em 1948 e composto por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transporte, equipamentos para limpeza (alta pressão), transformação de plástico, ferramentaria, fundição, veículos elétricos e meio ambiente. O grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por promover o desenvolvimento sustentável em todos os seus setores de atuação.

Mizumo - Grupo Jacto
Telefone: (14) 3405.3000
[email protected]
www.mizumo.com.br

Fonte: Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555
www.viapublicacomunicacao.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas