Após registrar melhoria substancial em seus principais indicadores financeiros nos três primeiros meses do ano, como o incremento de 18% nas vendas, empresa projeta crescimento de dois dígitos em 2010.

Os resultados financeiros anunciados pela Evonik Industries AG referentes ao primeiro trimestre de 2010 são animadores. A empresa, que atua nos segmentos de Química, Energia e Negócios Imobiliários, relatou melhoria considerável em todos os seus principais indicadores, fato que elevou o nível de otimismo e confiança de seus dirigentes.

As vendas do Grupo Evonik atingiram a marca de ? 3.769 milhões no primeiro trimestre de 2010, aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi marcado pela crise econômica mundial. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 126%, chegando a ? 744 milhões, principalmente devido ao maior volume de vendas.

A margem do EBITDA saltou para 19,7%, ante 10,3% no primeiro trimestre de 2009. O EBIT (lucro antes do pagamento de juros e impostos) mais que quadruplicou no período, chegando a ? 554 milhões, sendo impulsionado, principalmente, pelo desenvolvimento das áreas de negócios de Químicos e de Energia. Globalmente, o lucro líquido do Grupo Evonik foi de ? 290 milhões, comparado a um prejuízo de ? 46 milhões no primeiro trimestre de 2009.

Evolução positiva nas três áreas de negócios

A tendência de negócios bem sucedidos registrada pela área de Químicos no quarto trimestre de 2009 teve continuidade e ganhou força no início de 2010. Houve um aumento claro de demanda, especialmente na Ásia e na Europa, e uma ligeira aceleração na América do Norte. Globalmente, as vendas foram consideravelmente maiores que as registradas no primeiro trimestre do ano passado, que foi severamente impactado pela crise econômica, chegando a ? 2.989 milhões - 32% de crescimento no período.

O desempenho foi atribuído ao aumento de 30% no volume de vendas e a uma ligeira melhoria, de 3%, nos preços, enquanto que os efeitos do câmbio cortaram as vendas em 1%. O EBITDA cresceu 140%, para ? 579 milhões. O EBIT quintuplicou, chegando a ? 425 milhões, impulsionado principalmente pelo significativo crescimento dos volumes e do respectivo aumento da utilização da capacidade instalada. O incremento substancial dos custos de matérias-primas foi parcialmente recuperado através dos preços de venda.

Na Área de Negócios de Energia as vendas caíram 15% (ano a ano), para ? 689 milhões, resultado da redução dos preços do carvão. O EBITDA subiu 67%, para ?149 milhões, e o EBIT avançou 93%, para ? 129 milhões.

A Área de Negócios Imobiliários registrou vendas de ? 82 milhões, permanecendo no mesmo nível do ano anterior. O EBITDA subiu 9%, a ? 43 milhões, enquanto o bom desenvolvimento da propriedade e da gestão de carteiras elevou o EBIT em 48%, para ? 32 milhões.

Perspectivas positivas para 2010

Apesar de ainda haver um pouco de incerteza relativa às tendências econômicas, especialmente tendo em conta a situação dos mercados financeiros, os bons resultados registrados no primeiro trimestre trouxeram otimismo para a Evonik quanto ao seu desempenho durante o ano de 2010. Graças à maior demanda, o grupo revela que o crescimento das vendas deverá permanecer na faixa percentual de dois dígitos. Globalmente, a Evonik espera que tanto o EBITDA quanto o EBIT sejam superiores aos do ano passado.

Um impulso positivo virá do programa de melhoria da eficiência, que visa alcançar uma economia sustentada de custos de cerca de ? 500 milhões a partir de 2012. Até o final do primeiro trimestre de 2010, medidas específicas já haviam sido definidas para alcançar 80% dessa meta.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2009, 39.000 colaboradores geraram vendas de aprox. ?13,1 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Informações: (11) 3146.4170

www.evonik.com.br

Informações para imprensa:

Taís Augusto - tais@viapublicacomunicacao.com.br

Inês Cardoso - ines@viapublicacomunicacao.com.br

Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555

www.viapublicacomunicacao.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas