Efeitos ambientais X turbinas eólicas

Efeitos ambientais X turbinas eólicasA energia eólica é uma fonte de energia renovável e muito mais ecológica do que os combustíveis fósseis, embora a geração de energia eólica através das turbinas de vento também apresenta algumas pequenas desvantagens ambientais que precisam ser avaliadas. Isto significa que a energia eólica também pode ter algum impacto negativo sobre o meio ambiente, mas esse impacto não é definitivamente o suficiente para que a energia eólica não mereça atenção e não possa receber os devidos investimentos.

Um dos principais fatores negativos em relação às turbinas eólicas refere-se à poluição sonora. As turbinas eólicas de grande porte, pás enormes em áreas com ventos de alta velocidade são mais capazes de produzir altos níveis de ruído, apesar da melhoria na eficiência dos equipamentos e dos grandes avanços tecnológicos aplicados nas mais modernas turbinas eólicas nos últimos anos. A poluição sonora, do ponto de vista ambiental, continua a ser a maior desvantagem de turbinas eólicas.

Grandes turbinas eólicas não só podem gerar ruídos e poluição sonora, mas também acabam por prejudicar a vida selvagem. Em diversas áreas foram encontrados animais mortos ao redor da base das turbinas principalmente porque as lâminas têm grande força, causando acidentes com os animais. Além de afetar a vida selvagem, as turbinas eólicas exigem fundações profundas e isto pode causar sérios danos a alguns habitats subterrâneos.

Além disso, as turbinas eólicas podem diminuir o impacto visual da perfeição em determinada área, criando uma espécie de poluição visual. Embora alguns especialistas no assunto digam o contrário, a grande maioria concorda que em muitos casos as turbinas de vento não se encaixam na aparência visual de determinada região natural e, portanto, provocam danos estéticos para o meio ambiente.

Apesar destas desvantagens, a geração de energia eólica ainda é mais compensadora para o fornecimento sustentável de energia a partir da construção de novas turbinas eólicas. Na realidade, essas desvantagens são desprezíveis aos danos que os combustíveis fósseis geram para o meio ambiente. A queima de combustíveis fósseis tem contribuído significativamente para o problema das alterações climáticas e para a poluição sonora.

A energia eólica tem potencial para substituir a produção de combustíveis fósseis nos próximos anos, e esta é a primeira coisa a ser levada em consideração quando se fala de energia eólica. Isso não significa que a ciência não deva estar à procura de soluções para fazer turbinas eólicas mais adequadas ao ambiente, mas também não significa que não devemos olhar para o panorama geral.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password