Tipos de óleo hidráulico usados na indústriaO óleo hidráulico é o líquido usado para alimentar os sistemas hidráulicos em diversas aplicações, como freios de automóveis, elevadores para caminhão de lixo, entre outros dispositivos. Há diferentes fluidos utilizados como óleo hidráulico: óleo mineral, água, compostos sintéticos e misturas à base de água. O tipo de óleo de base utilizado em óleo hidráulico pode ser glicol, óleo de rícino, éteres, ésteres, ésteres organofosforados, óleo mineral, polialfaolefina e silicone ou glucol propileno. As misturas são criadas com produtos químicos e sintéticos de acordo com a finalidade para a qual o óleo hidráulico será utilizado.

Quando o óleo hidráulico industrial é usado em máquinas, onde um vazamento de fluidos pode prejudicar o ambiente, o óleo hidráulico biodegradável é utilizado. O óleo hidráulico biodegradável é feito de uma base de óleo vegetal, normalmente óleo de colza, uma planta da qual se extrai sementes para produção de azeite, em vez de uma base de petróleo ou de produtos químicos, de modo que se houver um vazamento, o óleo hidráulico não prejudique o meio ambiente. Os tipos de óleo hidráulico biodegradável é frequentemente usado em tratores, escavadeiras e barcos, bem como no corte de madeira e em outros tipos de processamentos.

O uso mais comum de óleo industrial hidráulico é na indústria automobilística, em sistemas de direção hidráulica de automóveis. O óleo hidráulico é um suprimento usado para estas aplicações é feito de base mineral com baixa compressibilidade. No sistema hidráulico por onde circula o óleo hidráulico, o líquido deve ter pouca ou nenhuma compressão tornando possível a reutilização do óleo por mais de uma vez. Este processo de circulação também permite que o sistema alimentado pelo óleo hidráulico seja facilmente controlado e posicionado com precisão.

Todos os sistemas hidráulicos têm uma fonte de energia que aciona uma bomba para movimentar o óleo hidráulico através do sistema. As bombas hidráulicas são confeccionadas em vários tamanhos, que vão desde as bombas em automóveis de pequeno porte até as grandes bombas industriais para máquinas de construção. Da mesma forma, existem muitas hoje no mercado diferentes fabricantes de motores hidráulicos e motores elétricos para fornecer energia que alimenta as bombas hidráulicas. Nas aeronaves, óleo hidráulico utilizado deve ser capaz de suportar grandes variações de temperatura. Várias empresas fabricam e forncem óleo hidráulico com aditivos especiais para bombas de aviões, com capacidade de resistir ao desgaste e à temperatura.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais