Biobutanol substitui gasolina e colabora com o meio ambienteBiobutanol é um tipo de combustível produzido a partir da fermentação da biomassa, e que pode ser utilizado como combustível em um motor de combustão interna. O biobutanol é mais semelhante à composição da gasolina em relação ao etanol, por isso alguns veículos movidos à gasolina também podem receber o biobutanol sem maiores problemas com o motor ou outros componentes do carro. Contudo, o biobutanol tem conteúdo de energia que varia de 10% a 20% inferior ao da gasolina.

O biobutanol tem uma história relativamente longa em numerosos países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, China e Rússia, durante as primeiras duas Guerras Mundiais. Na verdade, a capacidade de produzir butanol a partir de fontes de biomassa através de fermentação existe desde o início de 1900.

Biobutanol tem as mesmas propriedades químicas que o petrobutanol, e a única diferença entre eles é que biobutanol é produzido a partir de biomassa, enquanto o petrobutanol é produzido a partir de combustíveis fósseis. A molécula de biobutanol tem quatro átomos de carbono em comparação com os dois átomos do etanol; o número maior de átomos de carbono significa que biobutanol libera mais energia do que o etanol quando queimado.

O maior uso de biobutanol, em vez de combustíveis fósseis, contribui para a redução global de gases com efeito de estufa. O biobutanol pode ser produzido utilizando as instalações de usinas já existentes para a produção de etanol, mas seriam necessárias apenas pequenas modificações. A produção de biobutanol deve ter vantagem em relação à produção de etanol, especialmente para o meio ambiente, porque algumas bactérias que servem de base para a fabricação de butanol também são capazes de digerir a celulose, não apenas o amido e açúcares como no caso do etanol.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia