O crescimento do setor da construção civil esperado para os próximos anos terá como base um segmento fundamental para o desenvolvimento das áreas de infraestrutura e habitação: a cadeia produtiva do concreto. Por isso, a Concrete Show South America terá uma importância especial neste ano, com a apresentação de tecnologias, produtos e sistemas que irão atender às futuras necessidades do País. Em sua 4ª edição, a feira ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

Referência nacional no mercado de impermeabilizantes e no desenvolvimento de produtos químicos para o setor da construção civil, a Viapol participará do evento de duas formas. Além de expor suas linhas de produtos, com ênfase em suas novas divisões, de Pisos Industriais, Aditivos para Concreto e Argamassa e Recuperação Estrutural, será responsável pela apresentação de uma das 140 palestras programadas para o Concrete Congress, que ocorre simultaneamente à feira.

A Concrete Show ocupará uma área de mais de 36 mil m² do Transamérica Expo Center e contará com 400 expositores, que desenvolvem tecnologias em equipamentos, serviços, produtos e sistemas construtivos, e deverá receber cerca de 20 mil visitantes. "Trata-se de uma ótima oportunidade para apresentarmos a vasta gama de produtos voltados à construção civil, entre eles, diversos itens que atuam na proteção e recuperação de estruturas de concreto, em qualquer tipo de edificação, obra de infraestrutura e saneamento", destaca o gerente comercial da área de Química para Construção, da Viapol, José Eduardo Granato.

Novidade da Viapol para a área de saneamento

Um dos destaques da Viapol na Concrete Show 2010 será o Viaplus Dique, um revestimento impermeabilizante para estruturas de concreto que sofrem a ação de agentes agressivos. O produto é bicomponente, semiflexível, à base de cimentos especiais, aditivos minerais e resina acrílica, e indicado para a impermeabilização de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) doméstico, Estação de Tratamento de alguns tipos de resíduos industriais, caixas de gordura, estruturas sujeitas a infiltrações do lençol freático, bacias e diques de contenção.

Lançado no primeiro trimestre de 2010, depois de 18 meses de pesquisas e desenvolvimentos internos, o Viaplus Dique possui características impermeabilizantes de alto desempenho, oferece excelente aderência e resistência a ácidos, bases e solventes e não altera a potabilidade da água, por ser atóxico e inodoro. É indicado para problemas de aplicação em estruturas de concreto enterradas e sujeitas à ação de lençol freático, pois resiste até 10 m.c.a (metros de coluna de água) ao mesmo tempo em que proporciona resistência à agressão química.

Destaques para o segmento de pisos industriais

Entre várias soluções disponíveis para pisos industriais dos mais diversos segmentos, o Viacrete será destaque no estande da Viapol. Trata-se de um sistema à base de resinas uretânicas, que oferece proteção a uma ampla categoria de ambientes severos e situações nas quais o piso está sujeito à exposição constante de elementos químicos agressivos, incluindo vapor, água quente, detergentes agressivos e desinfetantes. Oferece altas resistências química, mecânica e térmica (até 150ºC), cura total em até 24 horas e tolerância à umidade. O produto é isento de solventes orgânicos voláteis.

Na área de pisos industriais, a Viapol apresentará ainda o revestimento acrílico para pisos cimentados Fusetraffic e o verniz de poliuretano monocomponente à base de solventes Polimax.

Aditivos para concreto

O lançamento na área de aditivos para concreto é o ViaFLUX® 2100, uma nova geração de aditivos à base de policarboxilatos, que propiciam grande plastificação e longo tempo de trabalho aos concretos, evitando perda das características com possíveis redosagens. Compatível com todos os cimentos Portland, o produto é fornecido pronto para o uso, indicado quando se busca fortes taxas de redução de água associadas a batimentos altos ou concreto autoadensáveis. Oferece maior resistência mecânica final, menor permeabilidade, redução da segregação e exsudação, de retração e de formação de fissuras.

Reparos e reforços estruturais

Uma das novidades da Viapol para reparos e reforços estruturais é o Viaplus ST Acelerado, argamassa monocomponente de alto desempenho, possibilitando elevadas resistências mecânicas e liberação da área em poucas horas. Ideal para reparos de pisos industriais, pistas de aeroportos, reparos de pontes e viadutos.

Outro destaque será o Viapol Carbon, sistema de reforço de fibra de carbono (nas versões de manta e lâmina), de elevada resistência à tração, indicado para reforço estrutural em vigas, pilares e lajes.

Os visitantes da feira poderão conhecer também o Viaplus ST TIX, argamassa de reparos, monocomponente, tixotrópica e de elevada resistência; o Viagraute Epóxi, graute de alta fluidez e resistências mecânicas à base de resina epóxi; o Viapoxi Injeção - adesivo bicomponente à base epóxi, de baixa viscosidade e isento de solventes - e o Vitpoli Junta AN, selante elastomérico autonivelante à base de poliuretano modificado com asfalto, com alto poder de aderência, elasticidade e excelentes propriedades químicas e físicas.

Produtos auxiliares

A Viapol aproveita a Concrete Show para apresentar o Desforma Metal, que acaba de ser lançado pela empresa. À base de óleos minerais, o produto facilita a desmoldagem de peças concretadas em fôrmas de metal utilizadas na fabricação de peças pré-moldadas, como dormentes, vigas, estacas, telhas, paredes de concreto e outras que exijam grande volume de reprodução, sem danificar ou manchar as peças. O produto facilita a fuga das bolhas do concreto, mantendo a superfície da peça sem imperfeições.

Os visitantes poderão conhecer outros produtos auxiliares, como o Desforma Plus, um desmoldante à base de óleos orgânicos para fôrmas de madeira, resinada ou plástica, que facilita a desmoldagem de peças concretadas sem danificar ou manchar as peças. A Viapol também leva à feira o Curacreto PA 10 e PA 20, líquidos de cura composto por hidrocarbonetos em emulsão aquosa, que forma uma membrana impermeável e a linha completa das juntas pré-formadas para concreto, a Viajunta PVC.

Viapol no Concrete Congress

A área de saneamento, uma das que mais exigirão investimentos nos próximos anos, principalmente em função dos projetos necessários para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, está inserida na palestra que será apresentada pelo gerente de negócios da Viapol, Marcos Storte, no dia 27 de agosto, durante o Concrete Congress, que ocorre paralelamente à feira.

Com o tema "Impermeabilização de estruturas de concreto na área de saneamento", ele abordará o trabalho realizado junto a duas operadoras de água e esgoto com distintas decisões sobre o tipo de impermeabilização para as mesmas situações. O objetivo é apresentar, nos dois cases, as interfaces de patologia em obras existentes, as estruturas das obras novas e as características de cada um dos sistemas escolhidos, incentivando, por meio da correlação de causa e efeito de situações reais, a consolidação de conhecimentos a partir de dados técnicos e a realização da análise crítica dos fatos.

Serviço

Concrete Show South America 2010

Data: 25 a 27 de agosto

Local: Transamérica Expo Center, São Paulo

Endereço: Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387

Horário: das 13h às 20h

Estande da Viapol: Rua H, nº 241

Palestra da Viapol: Impermeabilização de estruturas de concreto na área de saneamento

Data: 26/08, às 16 horas.

Perfil Concrete Show

A Concrete Show South América é uma das maiores feiras sobre tecnologia em concreto para construção civil da América Latina. Neste ano, o evento terá como temas: "O Concrecopa - Brasil dos Esportes: infraestrutura e instalações esportivas", "Controle da qualidade/laboratórios", "Retrofit - Demolição - Reciclagem", "Capacitação e mão de obra", "Industrialização das edificações" e "Construção Sustentável".

Perfil

Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma linha de produtos composta de, aproximadamente, 900 itens voltados à proteção das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, registrou, em 2009, faturamento de R$ 150 milhões, montante 9% superior ao atingido em 2008. Para 2010, a expectativa é registrar um crescimento de 30%. Para isso, a empresa conta com 260 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes.

Viapol Ltda.

São Paulo: (11) 2107.3400

Nordeste: (71) 3507-9900

[email protected]

www.viapol.com.br

Informações para imprensa:

Taís Augusto - [email protected]

Inês Cardoso - [email protected]

Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555

www.viapublicacomunicacao.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas