Construção de turbinas eólicas offshoreEmbora a maioria das turbinas eólicas sejam construídas em terrenos sólidos,a construção de turbinas eólicas offshore é outra alternativa de criar usinas eólicas em alto mar, aproveitando mais a força dos ventos e as vastas áreas livres em alto mar. As turbinas eólicas offshore são muito mais populares na Europa do que nos Estados Unidos e na América do Sul. Uma das razões para isso é o fato de que a União Europeia está densamente povoada e já não há muito espaço disponível para construir grandes parques eólicos em terra.

Os projetos de energia eólica offshore podem fornecer uma melhor eficiência em relação aos projetos de energia eólica onshore por causa de ventos mais poderosos, que também são mais estáveis do que em terra firme. No entanto, os custos de construção são significativamente maiores para projetos de construção de parques e turbinas de energia eólica offshore, já que precisam ser projetados para resistir a condições climáticas extremas.

Muitos especialistas em energia acreditam que os futuros parques eólicos offshore serão construídos em maior escala em um futuro próximo, a fim de captar mais energia dos ventos e também em detrimento da falta de terrenos espaçosos para a criação de grandes parques eólicos. A solução para a construção de turbinas eólicas offshore ainda poderia ser em forma de grandes plataformas flutuantes.

Ao escolher a localização de turbinas eólicas offshore é importante se certificar de que elas não interferirão em rotas de navegação, e que não serão erguidas em áreas de pesca. O efeito visual de turbinas eólicas offshore não é realmente uma questão polêmica, já que, fora da costa, são pouco visíveis. Cabe lembrar que as turbinas de ventos offshore precisam ter mecanismos de segurança em caso de tempestades severas no mar, com pás projetadas para suportar ventos com velocidades que podem chegar a 50 milhas por hora e até acima disso.

Outra questão a ser levada em conta é impacto ambiental que as turbinas eólicas offshore têm sobre a vida marinha e o meio ambiente. Embora haja uma possibilidade de algum distúrbio menor na forma de poluição sonora, poucos estudos estão sendo realizados nesse sentido, por isso, os parques eólicos em alto mar ainda são projetos que precisam ser estruturados em longo prazo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia