Air Liquide e Lincoln Electric apresentam novas tecnologias de corte e solda com uso de gases

A demanda por máquinas e equipamentos para construção pesada passa por forte expansão, movimento que deve se acelerar com a execução de obras aguardadas para as Olimpíadas, Copa do Mundo, além da construção de grandes usinas hidrelétricas. Pensando em atender às necessidades da indústria de bens de capital do País, a subsidiária brasileira da Air Liquide, líder mundial no segmento de gases industriais, esteve presente no Seminário sobre Fabricação Pesada, realizado pela Lincoln Electric, onde apresentou suas tecnologias voltadas à aplicação de gases neste segmento.

“Em solda semiautomática, o emprego do uso de gás tem crescido significativamente, principalmente em países em desenvolvimento. A tendência é continuar”, afirma José Antonio Cunha, gerente da área de Automotiva e Fabricação da Air Liquide Brasil, que participou recentemente, em São Paulo, de um seminário promovido pela Lincoln Electric, uma das líderes mundiais do segmento de soldagem.

No seminário, as duas empresas apresentaram suas tecnologias de soldagem para o segmento de veículos extra-pesados, como guindastes, escavadeiras e gruas para construção e mineração. A Air Liquide e Lincoln apresentaram processos de soldagem onde os gases são mais utilizados, como o GMAW (Gás Metal Arc Welding) e o Arame Tubular.

“Apresentamos uma técnica de soldagem em arame sólido que é o que há de mais moderno no setor”, diz Francisco Ruão, gerente nacional de vendas da Lincoln Electric. O executivo explica que entre 45% e 50% do faturamento mundial da empresa vem de produtos lançados nos últimos cinco anos, o que mostra o ritmo de inovação e a necessidade de atualização entre os que trabalham no segmento.

De acordo com José Antônio Cunha, da Air Liquide, os gases representam 2% do custo total no processo de soldagem na indústria. “O gasto é pequeno e os benefícios são muitos, como o aumento da produtividade, melhores condições ambientais para o soldador e a queda significativa na perda de metal via respingos”, diz.

Cunha explica que existem dois tipos de misturas de argônio / CO2 que abrangem mais de 70% das aplicações de soldagem dos aços carbono. São as misturas com 18% de CO2 com 82% de Ar e, o outro, 92% de Ar com 8% de CO2. “A primeira é usada em aplicações onde se necessita alta eficiência da junta em espessuras maiores, enquanto que a segunda é mais indicada para aplicações mais delicadas”, explica.

As soluções da Air Liquide para o processo GMAW apresentadas no evento foram o Arcal 21 e ATAL, misturas de CO2 e Ar. Segundo José Antônio Cunha, o Arcal 21 é a uma solução muito versátil e ótima para soldas em spray e pulsada, tanto com arame sólido quanto Metal Cored, enquanto o ATAL se destina a soldas mais pesadas e aplicadas com arame tubular.

A Air Liquide é o líder mundial em gases para a indústria, saúde e meio ambiente, e está presente em mais de 75 países com 42.300 funcionários. Oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e gases raros estão no centro das atividades da Air Liquide desde sua criação em 1902. Usando essas moléculas, a Air Liquide reinventa continuamente seus negócios, prevendo as necessidades dos mercados atuais e futuros. O Grupo inova para possibilitar o progresso, atingir um crescimento dinâmico e um desempenho consistente.

Tecnologias inovadoras que controlam emissões de poluentes, menor uso de energia pela indústria, recuperação e reutilização de recursos naturais ou desenvolvimento das energias do futuro, como hidrogênio, biocombustíveis ou energia fotovoltaica… Oxigênio para hospitais, homecare, combate a infecções hospitalares… A Air Liquide combina muitos produtos e tecnologias para desenvolver aplicações e serviços úteis não apenas para seus clientes, mas também para a sociedade.

Um parceiro para longo prazo, a Air Liquide conta com o comprometimento dos funcionários, a confiança dos clientes e o apoio dos acionistas para perseverar em sua visão de crescimento sustentável e competitivo. A diversidade das equipes da Air Liquide, negócios, mercados e presença geográfica proporcionam uma base sólida e sustentável para seu desenvolvimento e fortalece sua capacidade de ultrapassar seus próprios limites, conquistar novas regiões e estruturar seu futuro.

A Air Liquide explora o melhor que o ar pode oferecer para preservar a vida, permanecendo fiel à sua abordagem de desenvolvimento sustentável. Em 2009, as receitas do Grupo somaram 12 bilhões de euros, dos quais quase 80% foram ganhos fora da França. A Air Liquide está relacionada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.

Fonte: MVL Comunicação
www.mvl.com.br

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password