Bomba de palhetas na indústriaA bomba de palhetas é um dispositivo que funciona segundo o princípio de deslocamento positivo. Composta por uma série de palhetas que são montadas para um rotor, que proporciona a circulação com a cavidade principal, a bomba de palhetas torna possível forçar o líquido através de um tubo ou sistema de duto no ritmo desejado pelo operador.

Na maioria dos exemplos da bomba industrial de palhetas, as palhetas se declinam dentro e fora do rotor durante a operação do dispositivo. Esta combinação de ações cria um selo no interior da cavidade e, efetivamente, faz uma série de pequenas câmaras dentro da câmara maior. O líquido é capturado em cada uma dessas câmaras e é forçado através do sistema com a pressão resultante da rotaçãodas câmaras dentro do equipamento.

Essencialmente, não há pressão atmosférica do lado de admissão da bomba de palheta industrial, que ajuda a sugar o líquido, enquanto a pressão criada pela ação de rotação ajuda a mover e descarga do líquido coletado da bomba. O rotor ajuda a manter o fluxo do líquido uniforme durante todo o processo. As bombas de palhetas podem ser usadas em um número de configurações diferentes. Quando se trata de uso em automóveis, os modelos de bombas de palhetas industriais são geralmente empregadas para mover fluido da transmissão através do sistema, bem como fluido de direção hidráulica.

A variação nas bombas de palhetas utilizados na transformação de substâncias líquidas são os modelos que lidam com o movimento do ar ou algum tipo de gás. Os sistemas hidráulicos de travagem em veículos movidos a diesel fazem uso deste tipo de bomba. As linhas de compensação em equipamentos de ar condicionado são uma tarefa que muitas vezes envolve o uso de uma bomba de palhetas. Seja na indústria, agricultura, ou mesmo nas construções civis, as bombas de palhetas podem ser utilizadas para diversas aplicações.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos