Manutenção preventiva em ar condicionadoA melhor maneira de evitar quebras, falhas e trocas de peças em aparelhos condicionadores de ar é realizar a manutenção preventiva em ar condicionado anualmente. O serviço anual de manutenção preventiva nestes tipos de equipamentos comerciais é muito mais barato do que a troca do aparelho ou substituição de peças que muitas vezes não são encontradas com tanta facilidade. Além de manter o condicionador de ar em perfeitas condições que ofereçam segurança aos usuários, cabe lembrar eu a higiene do aparelho é essencial para a saúde das pessoas e não-contaminação do ambiente com ácaros e fungos, microorganismos que causam alergias e problemas respiratórios.

Por isso, o filtro do ar condicionado é um item que precisa ser limpo e higienizado pelo menos uma vez a cada mês. A lavagem dos filtros e até mesmo a troca deles pode ser uma exigência na tentativa de manter o equipamento em boas condições. Mesmo que seja necessária a substituição do filtro de ar, este componente é facilmente encontrado em lojas especializadas e o preço é bem acessível. Os filtros sujos devem ser lavados menos mensalmente, contudo, quanto mais frequente é a limpeza, melhor. Os filtros sujos podem sobrecarregar o sistema, além disso, a qualidade do ar também fica comprometida. Outra coisa simples é substituir a bateria do termostato anualmente. Fusíveis e sensores podem tornar-se defeituosos, por isso eles precisam ser verificados também.

Verificar os níveis de freon, diversos tipos de gases a base clorofluorcarbonos, é aconselhável, já que pouco ou nenhum freon pode acarretar falhas e sobrecarga de temperatura no sistema. A lubrificação do motor de condicionadores de ar e das mangueiras internas também é outro fator a ser levado em quanto, especialmente quando o aparelho já possui alguns anos de uso. A troca dos filtros é algo que pode ser feito por um leigo, já a manutenção do equipamento só pode ser praticado por um técnico ou outra pessoa que entenda do assunto.

A manutenção do ar condicionado, seja preventiva ou manutenção corretiva, requer conhecimento, habilidade e respeito às normas de segurança para manusear o aparelho. Em relação à troca de peças, algumas peças de reposição podem ter até cinco anos de garantia, mas isso varia de loja para loja. O ideal é sempre pesquisar em vários estabelecimentos comerciais para comparar preços e qualidade dos produtos e maior tempo de garantia para futuras trocas caso a peça apresente algum defeito.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção