Software de Manutenção PreditivaHá décadas, a indústria automobilística utiliza ferramentas e técnicas de manutenção preditiva para analisar falhas em motores e outros dispositivos em automóveis antes mesmo que elas aconteçam, já prevendo também a substituição de componentes antes de sua quebra. Para ajudar a antever possíveis problemas, o uso de software de manutenção preditiva industrial e outras ferramentas que auxiliem a prever falhas e avarias.

As aplicações de manutenção preditiva foram originalmente construídas para calcular quando um componente iria falhar com base em uma série de fatores e indicadores de manutenção. Os fatores que afetam uma vida útil de componentes podem incluir a composição física, a forma como os equipamentos são utilizados, o ambiente onde são aproveitados, agressões externas, como corrosão, entre outros fatores.

Um software desenvolvido especificamente para as ações de manutenção planejada, preditiva e preventiva usa todas essas informações juntamente com dados históricos coletados a partir de falhas anteriores em componentes (por exemplo, em testes de campo) para estabelecer uma estimativa de vida única para as máquinas, grandes equipamentos e peças unitárias.

O sistema de gestão de manutenção preditiva é útil para notificar os engenheiros sobre fracassos futuros, de modo que o componente possa ser trocado na próxima manutenção planejada. Em situações de manutenção da planta industrial, as ferramentas podem se comunicar com a ordem de agendamento para determinar os pacotes de execução de tarefas aos engenheiros. O benefício real dessas ferramentas é a redução de falhas de componentes. As ferramentas que automatizam as ordens de serviço também conseguem racionalizar as práticas de trabalho em organizações com pouca ou nenhuma intervenção humana necessária.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção