Manutenção preventiva em equipamentos elétricosQuando a boa performance de uma empresa depende de máquinas elétricas e equipamentos em bom estado de funcionamento a fim de se obter aumento da produtividade e melhoria de fluxo de caixa, é extremamente importante manter essas máquinas inspecionadas e em uma base regular. A manutenção preventiva em equipamentos elétricos feita de modo regular por uma equipe treinada, profissional e experiente em trabalhos no setor elétrico ajuda a detectar problemas e avarias antes que eles ocorram. Ao empregar a manutenção de rotina com base em tecnologia avançada e especialistas com habilidades em elétrica, os equipamentos industriais e máquinas podem continuar trabalhando com eficiência, reduzindo o risco de uma falha catastrófica que pode custar tempo e dinheiro. Leia mais para aprender os benefícios da manutenção preventiva de equipamentos elétricos, bem como o uso de termografia infravermelha para detectar problemas elétricos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Economia de tempo e dinheiro

Um programa de manutenção preventiva elétrica eficaz no chão de fábrica envolve programação de inspeções de rotina e exames em uma base regular, garantindo que os equipamentos e máquinas sejam constantemente verificados, não importa o tamanho do problema que apresentem. Mesmo problemas elétricos menores e aparentemente sem importância podem se tornar falhas mais graves se não forem detectados com antecedência, o que acaba gerando reparos emergenciais que exigem suspensão das linhas de produção e troca de peças de reposição caras. Em uma economia global desafiadora, a interrupção da produção devido à falha do equipamento pode ter grandes retrocessos para as empresas.

Segurança no local de trabalho

A manutenção preventiva elétrica ajuda as empresas a economizar tempo e dinheiro, mas também mantém o funcionamento do equipamento corretamente, diminuindo o risco de perigo e propiciando um ambiente de trabalho mais seguro. Qualquer tipo de falha nos equipamentos industriais elétricos pode provocar riscos graves, incluindo incêndios e curtos-circuitos. Um equipamento que não está funcionando corretamente ou com problemas que são detectados acarretam resultados infelizes para os eletricistas que trabalham com ou por perto dos aparelhos. Portanto, as máquinas devem ser inspecionadas com frequência para identificar potenciais problemas e impedir que se tornem verdadeiros perigos no local de trabalho.

Utilizando a Termografia Infravermelha

O uso da termografia infravermelho (IR) é fundamental para a manutenção preventiva no setor elétrico. Todos os objetos irradiam energia térmica, ou calor, e as câmeras IR conseguem detectar a radiação de calor que é emitida a partir de um determinado objeto, por meio da captação das imagens das ondas térmicas. Através de uma gama de cores, essas imagens apresentam pontos quentes que não são percebidas a olho nu. A termografia IR é usada na manutenção elétrica para revelar circuitos soltos, falhas do equipamento e riscos de segurança. Os trabalhadores do segmento elétrico podem fazer uso das imagens termográficas para analisar e medir as temperaturas, identificar problemas e corrigi-los antes que se tornem graves.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção