Manutenção EnxutaO conceito de manutenção enxuta é baseado na aplicação dos princípios lean em ambientes de manutenção. Esses princípios não devem ser limitados a operações da empresa, pois todos os departamentos de uma companhia podem se beneficiar da aplicação dos princípios lean, garantindo redução de custos, maior qualidade e melhor serviço e entrega.

As considerações específicas para a implementação dos métodos lean na manutenção englobam diversos fatores. As operações de manutenção são caracterizadas como operações departamentais que se concentram em manter instalações e equipamentos em plenas condições operacionais. Um programa estruturado de manutenção preventiva/preditiva é necessário para atender às suas necessidades operacionais e manter os equipamentos em estado de confiabilidade e disponibilidade.

Na manutenção enxuta, a confiabilidade dos sistemas e processos produtivos é um fator crítico, porque, com o surgimento de falhas imprevistas, o tempo de inatividade do equipamento elimina a capacidade dos sistemas produtivos, gerando prejuízos e paralisações desnecessárias. Algumas ferramentas lean que melhoram as funções de manutenção incluem:

- Manutenção Produtiva Total é o fundamento da manutenção enxuta. É uma iniciativa para otimizar a confiabilidade e a eficácia dos sistemas de produção. TPM é baseada em trabalho de equipe, pró-atividade na manutenção e envolve todos os níveis e funções na organização, desde altos executivos até o chão de fábrica. A TPM aborda todo o ciclo de vida da produção, incluindo a eliminação de todos os acidentes, defeitos e avarias.

- Manutenção Centrada em Confiabilidade ou MCC é um processo utilizado para determinar os requisitos de manutenção de ativos físicos no seu contexto operacional presente. Embora os objetivos de TPM se concentrem em manter a confiabilidade do equipamento e sua eficácia, a MCC enfoca a otimização da eficácia de manutenção.

- Programa 5S - Há cinco atividades para melhorar o ambiente local de trabalho baseadas na metodologia japonesa conhecida como 5S: seiri ou senso de utilização, seiton ou senso de ordenação, seiso ou senso de limpeza, seiketsu ou senso de normalização e, por fim, shitsuke (senso de autodisciplina).

- Manutenção e grupo de engenharia de confiabilidade - como as estatísticas indicam que até 70% de falhas de equipamentos são auto-induzidos, uma grande responsabilidade de engenharia de manutenção envolve a descoberta das causas de todos os fracassos. A engenharia de confiabilidade é uma grande responsabilidade de um grupo de engenharia de manutenção.

- Melhorias Kaizen – O método Kaizen é a filosofia de melhoria contínua, que todo processo pode e deve ser constantemente avaliado e melhorado em termos de tempo necessário, recursos utilizados, a qualidade resultante e outros aspectos relevantes para o processo. Estes acontecimentos são geralmente referidos como uma blitz Kaizen, uma programação rápida (uma semana ou menos) de aplicação de ferramentas de melhoria Kaizen para obter resultados rápidos.

A transição da empresa de manufatura enxuta, não terá uma base sólida de apoio à manutenção sem antes implementar muitas dessas mudanças necessárias e fundamentais na operação de manutenção. Como base de manutenção enxuta, a Manutenção Produtiva Total deve ser operacional e eficaz, conforme demonstrado pelos indicadores chave de desempenho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Comentários

12/08/10 às 15:43h
brenndah garcia mello
ameii ler esse artigo espero ler mas pos vcs estao me ajudando muito com esses dados num projeto da faculdade
bjsss
17/08/10 às 10:20h
Renata Branco, da Redação

Olá Brenndah!

Esperamos ter ajudado bastante com esse e outros artigos! Acompanhe sempre o portal Manutenção & Suprimentos e saiba tudo o que acontece no mundo industrial!

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção