Graxa dielétrica como vedante não condutorA graxa dielétrica é um suprimento não-condutor feito de silicone e projetado para vedar a umidade e, portanto, evitar a corrosão nos conectores elétricos. Sendo um material não-condutor, não aumenta o fluxo de corrente elétrica. Esta propriedade faz com que seja um lubrificante e vedante ideal para selar as partes de borracha de conectores elétricos.

A graxa dielétrica normalmente é uma substância translúcida e cinza, que é insolúvel em substâncias como etanol, metanol, óleo mineral e água. É solúvel, no entanto, o solvente metil-etil-cetona industrial (MEK). É importante notar que o uso frequente de graxa dielétrica pode derreter a borracha de silicone ao longo do tempo e, portanto, não deve ser utilizado em conectores tais como anéis de vedação, que são feitos desta borracha.

Embora a graxa dielétrica seja indicada apenas para uso nas partes não-metálicas de uma conexão, esse produto industrial tem se mostrado eficaz na prevenção de corrosão quando aplicado diretamente aos conectores de metal. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados ao usá-lo, pois esta aplicação pode, em alguns casos, causar o desgaste da ligação entre os conectores. Uma razão comum para esse fracasso é que a graxa não é totalmente empurrada para fora entre dois pontos de contato.

Cabe lembrar que graxa industrial dielétrica é mais usada como um selante para velas de ignição, e é aplicada à borracha do fio da tomada. A graxa não só ajuda a lâmina de arranque para a parte cerâmica da vela, mas impede as partículas de sujeira, umidade, areia e outros objetos estranhos contaminem o selo, comprometendo a corrente elétrica. Vários tipos de graxa dielétrica também são comumente usados na vedação de pinos múltiplos de conectores no carro e de motores marítimos.

Os fabricantes de graxa dielétrica já desenvolvem seus produtos para que suportem altas temperaturas, tornando-se um dispositivo ideal para o uso em compartimentos do motor e outros locais semelhantes. A maioria das marcas de graxa dielétrica é dimensionada para suportar até 200 °C, e muitos podem operar a até 260 °C. Além de ser perfeita em serviços de impermeabilização, a graxa dielétrica industrial é frequentemente aproveitada na manutenção para lubrificar outras peças relacionadas ao motor, como os rotores, as tampas do distribuidor e os cabos de velocímetro. Também é empregada em muitas outras situações em que as conexões elétricas possam estar expostas à umidade e à sujeira.

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Editora

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