Sistema flexível de manufatura na indústria

Sistema flexível de manufatura na indústriaUm sistema flexível de manufatura é um tipo de processo industrial que permite que os equipamentos sejam utilizados para mais de uma finalidade. No chão de fábrica, muitas vezes, um mesmo equipamento é aproveitado para fazer peças personalizadas, ou confeccionar peças diferentes de inúmeros modelos. Em algumas plantas industriais, este tipo de sistema de manufatura flexível pode ser programado manualmente, mas é mais adequado, seguro e preciso quando é controlado por um computador e monitorado através de um processo totalmente automatizado.

O principal objetivo de um sistema de manufatura flexível com uso de equipamentos industriais é oferecer a velocidade necessária para atender as necessidades e condições de mercado rapidamente, mas sem sacrificar a qualidade da produção e nem dos produtos acabados. O equipamento que faz isso de forma mais eficaz é provavelmente concebido para duas ou mais finalidades. Embora seja possível modificar ou adaptar alguns tipos de equipamentos industriais para fazer um trabalho de forma adequada, os sistemas de produção mais flexíveis são projetados para mais de um objetivo.

Embora o equipamento para um sistema de manufatura flexível pode inicialmente ser mais caro do que o equipamento tradicional, o objetivo geral é reduzir as despesas. Os fabricantes podem economizar dinheiro usando o mesmo equipamento essencialmente na execução de duas ou mais funções. O emprego de um equipamento tradicional na fabricação de produtos diferentes pode não apenas exigir peças diferentes de equipamento, mas também duas linhas diversas e, talvez, duas instalações. Portanto, um sistema de manufatura flexível pode reduzir a sobrecarga, apesar dos maiores custos de start-up inicial.

Um dos exemplos mais comuns de um sistema de manufatura flexível pode ser visto na fabricação de automóveis. Equipamentos que são usados para conectar as portas para um sedan, com apenas alguns ajustes simples, podem ser utilizados para fixar as portas para um veículo utilitário esporte ou algum outro tipo de veículo. Em alguns casos, as máquinas não só destinam-se a produzir ou montar peças diferentes para inúmeros modelos, mas para fazer customizações. Essas personalizações, sem um sistema flexível, levariam muito mais tempo, além de ser muito mais caro para o cliente. A utilização de máquinas com a capacidade de ser flexível não só aceleram o processo, mas atendem a satisfação do cliente, reduzindo o preço.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password