Uso do conector macho em elétrica e eletrônica

Uso do conector macho em elétrica e eletrônicaOs conectores machos são exemplos de ligação mais comumente utilizados com cabo coaxial, sendo suprimentos importantes no setor eletroeletrônico. O conector macho elétrico é caracterizado pela presença de um ou mais terminais elétricos que podem ser inseridos em um recipiente referido como um conector fêmea. Geralmente, o terminal que faz parte do projeto básico de um conector macho eletroeletrônico não é protegido, apesar de algumas versões incluírem uma pequena proteção de revestimento ao redor do terminal. A função básica do conector elétrico macho é estabelecer uma conexão segura com um dispositivo elétrico, permitindo a transmissão de dados através do cabo elétrico.

O conector macho é um componente eletrônico fundamental para o funcionamento de uma série de diferentes dispositivos elétricos. Talvez o tipo mais comum de conector macho é o dispositivo conhecido por muitos como o plugue elétrico. Geralmente configurado para fazer uso de dois ou três pinos que permitem que o cabo de alimentação seja conectado à tomada fêmea, mais conhecida como tomada elétrica, esse modelo de conector macho serve para transferir um fluxo constante de energia do sistema de cablagem no interior do parede para o aparelho. O conector macho torna possível obter uma conexão segura com a fonte de energia e permite que dispositivos como lâmpadas, televisores, equipamentos de som, aparelhos de cozinha e computadores pessoais recebam eletricidade.

Junto com os tipos de conector elétrico macho que são destinados ao abastecimento de energia aos aparelhos diferentes, também existem versões que são destinados a transmitir dados. Um exemplo comum é o conector macho industrial encontrado na extremidade de um cabo coaxial que transporta a entrada de uma conexão de televisão por cabo para a televisão adequada. Este tipo de conector macho normalmente inclui um único dente fino que é inserido e, em seguida, afixado com o uso de uma porca circundante.

Outro tipo comum de conector macho elétrico é encontrado no final da fiação externa de um conjunto de auscultadores estéreos. Assim como a ligação a uma televisão, este exemplo de conector macho possui um único dente que se encaixa no receptáculo de conexão no aparelho de som. A conexão permite que o usuário final precise usar fones de ouvido e receba os sinais de áudio, em vez de ouvir a apresentação com uso de alto-falantes externos. No Brasil há muitas fabricantes de conectores modelos macho e fêmea, como é o caso da Cromatek que produz conectores macho de borda, de barra torneado, jumper, além de soquetes e outros tipos de conectores.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password