Sensores de umidade do ar são importantes nos processos industriaisUm sensor de umidade do ar, também chamado higrômetro, informa regularmente as medidas de umidade relativa no ar. Esses dispositivos industriais podem ser usados em residências por pessoas com doenças causadas pelo excesso de umidade no ar, como parte do aquecimento doméstico, ventilação e ar condicionado (HVAC) ou em adegas. Os sensores de umidade do ar são dispositivos utilizados na indústria automobilística, que emprega esses tipos de sensores de umidade nos carros. Nos sistemas de climatização industrial, os mais variados modelos de sensor de umidade industrial têm papel fundamental no controle de umidade, que pode interferir na qualidade dos processos de produção. Em estações meteorológicas, relatórios de previsão do tempo são produzidos com dados coletados a partir dos sensores industriais de umidade.

Um determinado tipo de higrômetro detecta a umidade relativa do ar, mas também existem os modelos de higrômetro de solo, para verificar se há falta ou excesso de água na terra. Em um higrômetro de ar, o instrumento de controle mede a temperatura do ar e umidade na atmosfera. A umidade relativa do ar, expressa em percentagem, é a razão entre umidade real no ar e a maior quantidade de umidade do ar em que a temperatura pode conter. Quanto mais quente o ar, mais umidade ele pode conter.

O tipo mais comum de sensor de umidade usa o que é chamado de "medição capacitiva." Este sistema se baseia na capacitância elétrica, ou na capacidade de dois condutores elétricos próximos criarem um campo elétrico entre eles. O sensor é composto de duas placas de metal com uma película de polímero não-condutor entre elas. O filme capta a umidade do ar e esta umidade provoca alterações de tensão entre as duas placas. As alterações na tensão são convertidas em leituras digitais mostrando a quantidade de umidade no ar.

Para empresas ou pessoas que procuram este tipo de dispositivo, seja para uso industrial ou em residências, deve pesquisar muitos fabricantes antes de adquirir um higrômetro. Isso porque existem inúmeros modelos, cada um para atender a uma necessidade específica. A empresa Contemp, fabricante de instrumentos de medição, controle e monitoramento de processos industriais, atua no ramo industrial há 26 anos e produz dispositivos como sensores de controle de temperatura e umidade, conversores, controladores de potência e outros instrumentos. Mais informações sobre os produtos da Contemp podem ser conferidas no site www.contemp.com.br.

Contemp - Matriz
Alameda Araguaia, 204
Bairro Santa Maria
São Caetano do Sul – SP
PABX (11) 4223-5100

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação