O que faz um gestor de riscos em segurança do trabalhoO principal papel de um gestor de segurança nas empresas e obras industriais é evitar que acidentes aconteçam. O gestor, também chamado de gerente de riscos em segurança do trabalho ou gerente de segurança, geralmente é um engenheiro especializado em segurança do trabalho e que deve possuir a capacidade de avaliar os riscos para a saúde e a segurança dos trabalhadores e operários, adotando medidas preventivas ou corretivas na empresa, especialmente no chão de fábrica, local onde mais acontecem acidentes de trabalho. Toda ação corretiva ou preventiva em segurança do trabalho precisa de planejamento por parte de um gestor de segurança, sempre respeitando leis e normas regulatórias.

Participar de seminários de saúde e segurança, tais como as realizadas por organizações governamentais é um fator primordial para que os gerentes de segurança consigam elaborar programas contra acidentes de trabalho mais eficazes e dentro da realidade de cada empresa. Um gerente de segurança determina os riscos oferecidos por cada uma das atividades exercidas no ambiente de trabalho. Em seguida, o gestor em segurança do trabalho executa políticas de proteção e procedimentos que todos os trabalhadores devem seguir. Por exemplo, em um canteiro de obras que apresente problemas de excesso de poeira, o gestor de segurança ou de risco é quem decide quais os tipos de EPIs, como máscaras de proteção e outros equipamentos de proteção, precisam ser usados pelos operários, com o intuito de proteger adequadamente os trabalhadores. Cabe ao gestor também detectar a possibilidade de troca de equipamentos desgastados e que requeiram manutenção ou substituição.

A elaboração de relatórios é uma parte essencial do trabalho de um gerente da segurança. Cada avaliação do local de trabalho e todas as medidas aplicadas devem ser registradas em detalhes. Os gestores de riscos devem explicar em seus relatórios quais decisões e atitudes foram tomadas, o que foi feito para cumprir uma lei específica ou para resolver um problema de segurança identificado. E quando um acidente ou lesão ocorre na empresa, o gerente de segurança precisa investigar e relatar acontecido.

Gerentes de risco de segurança criam programas de trabalho, bem como as políticas se segurança da empresa. Normalmente é um gestor de segurança que irá tornar obrigatório para os funcionários da empresa o uso de botas de segurança, coletes, máscaras e outros equipamentos de proteção. Em muitas empresas, os trabalhadores são obrigados a participar de conferências de segurança a fim de evitar que acidentes recorrentes por negligência voltem a acontecer.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho