Manufatura assistida por computador ou sistema CAMDesde a época da Revolução Industrial, o processo de fabricação sofreu muitas mudanças e a principal delas foi o surgimento de sistemas automatizados nos processos de manufatura das indústrias. Com o advento da tecnologia, novas máquinas foram surgindo e conquistaram espaço no chão de fábrica, tornando a produção mais rápida, dinâmica, padronizada e precisa. O esquema de produção ou Manufatura Assistida por Computador, em inglês “Computer Aided Manufacturing”, ou simplesmente CAM, como é mais conhecido o termo, utiliza a tecnologia para auxiliar em todo processo de fabricação.

Através da utilização do sistema de automação CAM, a fábrica pode ser totalmente automatizada, através de sistemas de controle em tempo real e da robótica. Um sistema CAM geralmente visa controlar o processo de produção através de diferentes graus de automação. Porque, em cada um dos inúmeros processos de fabricação em um sistema de automação CAM controlado por computador, um alto grau de precisão pode ser alcançado, o que não é possível apenas contando com uma interface humana.

O sistema CAM, por exemplo, executa as operações das máquinas de precisão baseadas em projetos definidos. Alguns softwares CAM proporcionam sistemas de automação adicionais para também manter o controle sobre o estoque de materiais e automatizar o processo de ordenação, bem como alinhar tarefas como a substituição da ferramenta ou manutenção dela.

O termo “Computer Aided Manufacturing” é comumente associado ao termo “Computer Aided Design” (CAD), ou Desenho Assistido por Computador. O resultado integrado CAD / CAM refere-se ao projeto gerado por computador, alimentando-o diretamente no sistema de produção. O design é então convertido em vários processos controlados por computador, tais como perfuração ou torneamento de peças em processos de usinagem.

Outra vantagem da manufatura assistida por computador é que o sistema pode ser usado para facilitar a customização em massa: o processo de criação de pequenos lotes de produtos que são projetados para atender cada cliente em particular. Sem os sistemas CAM e CAD o processo que antecede a personalização de um produto seria bastante demorado, manual e dispendioso. No entanto, o software CAD permite a personalização fácil e rápida com alterações de design: os controles automáticos do sistema CAM tornam possível ajustar a máquina automaticamente para cada ordem diferente.

O uso de robôs em substituição aos trabalhadores humanos, no entanto, ainda é uma questão bastante discutida atualmente. Os braços robóticos e as máquinas são comumente utilizados em fábricas, mas as instalações ainda precisam do esforço humano. Apenas as tarefas repetitivas e que requerem alta precisão são delegadas às máquinas. Contudo, a programação dos sistemas CAD/ CAM, bem como a manutenção de máquinas, a elaboração de planejamentos e ações de segurança para lidar com os equipamentos, entre outros serviços, ainda dependem do trabalho humano para acontecer de modo eficaz.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial