Cinco melhores métodos de solda em metalExistem vários tipos de solda que se pode escolher no momento de unir peças de metal, mas o processo ideal de soldagem vai depender de fatores como tamanho da peça a ser soldada, tipo de metal, espessura, temperatura de soldagem, tipo de corte de solda, entre outros fatores. Os meios mais eficazes de soldagem de metal também têm relação com o nível de habilidade da pessoa que está fazendo o trabalho, além dos equipamentos que serão usados, como tochas e maçaricos. Dentro todos os processos de solda existentes atualmente no setor metal mecânico, destacam-se os cinco melhores métodos de solda em metal. Confira quais são eles:

A soldagem a arco de gás é um método amplamente usado para soldar pequenas peças, utilizando uma pistola de solda ou maçarico. O operador aperta o gatilho do dispositivo de onde sai a tocha que dispara a chama. O calor da chama age para criar a solda no metal.

A soldagem a arco é outra forma de solda de metal, também conhecida como soldadura manual por arco. Esse processo de soldadura usa um eletrodo de eletricidade em metais para criar uma solda. Esta é uma das formas mais populares de soldagem, pois o operador do dispositivo não precisa ter muita habilidade para criar uma solda forte.

Uma forma um pouco menos comum de soldagem de metal é a solda TIG. Esta técnica utiliza tanto uma tocha como uma haste de preenchimento. Para criar a soldagem TIG, o operador do dispositivo insere na solda o metal de preenchimento. Também é possível usar solda a arco de tungstênio a gás, em que o calor do maçarico derrete uma ou ambas as peças para uni-las. Esse processo também pode ser chamado de fusão.

Outro método de metal de solda é conhecido como soldagem a ponto por resistência. Trata-se de um grande equipamento automatizado com dois braços, sendo que um deles detém uma das duas peças de metal que serão unidas. Uma corrente elétrica passa pelas duas partes, ocasionando a fusão delas. Este processo geralmente leva pouco mais de um segundo para terminar.

Escolher o tipo certo de soldagem, dispositivo e a estratégia vai depender do nível de experiência do soldador e do tipo de solda a ser feita. A solda a arco e soldagem TIG, por exemplo, pode ser aplicados em muitos tipos diferentes de metais. Pesquisar os pontos de fusão e as técnicas de soldagem adequados é importante para garantir a qualidade da solda. Mas qualquer que seja o processo está sendo usado, é importante utilizar os dispositivos de segurança adequados. Óculos, luvas de segurança e outros equipamentos devem ser usados em todos os momentos para evitar ferimentos e eliminar os acidentes de trabalho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica