Statoil descobre indícios de petróleo a leste de Gudrun

Statoil descobre indícios de petróleo a leste de GudrunA empresa petrolífera norueguesa Statoil descobriu mais indícios de petróleo na área do campo de Gudrun, no Mar do Norte norueguês. O poço 15/3-9 foi perfurado pelo equipamento Transocean Leader em 108 m de profundidade em licença de produção a 187, 3 km a leste de Gudrun. O objetivo era encontrar petróleo nas rochas do reservatório Jurássico Médio.

De acordo com a Norwegian Petroleum Directorate (NPD), o petróleo foi descoberto em um poço de 18 m de coluna na formação Draupne, em um reservatório de boa qualidade. O poço também apresentava, a 35 m, uma coluna de gás e petróleo na formação Hugin, em reservatório de rochas de qualidade variável. A aquisição de dados e de amostragem já está completa, bem como dois testes de formação de pequena dimensão de zonas petrolíferas, com propriedades de fluxo conforme o esperado.

Este foi o segundo poço de exploração na licença, concedida em 1993, durante a primeira fase de licenciamento da Noruega 14. Ele foi perfurado a uma profundidade vertical de 4.630 m de subsuperfície e terminou na formação Sleipner Mid-jurássico. A Transocean Leader, já na próxima semana, deve perfurar um poço raso para investigar as condições do mar em Gudrun, onde a nova plataforma será instalada.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password