A irrigação é uma parte importante da agricultura, porque permite que as culturas e outras plantas recebam a quantidade de água necessária. Existem diferentes métodos para instalar um sistema de irrigação, contudo, a diferença entre os métodos geralmente depende de fatores como o tipo de plantas a serem irrigadas e o tamanho do campo, gramado ou jardim. Por exemplo, um grande sistema de irrigação que apresenta uma rede complexa de tubos será obviamente mais difícil de instalar do que outros tipos de sistemas mais simples de irrigação na agricultura.

A irrigação é uma prática agrícola antiga que leva água para as culturas e do solo, mas que ainda é um dos meios mais efMétodos para instalar um sistema de irrigaçãoicazes de manter a qualidade na plantação pelas indústrias agrícolas. Em estudos realizados no passado, arqueólogos descobriram sistemas de irrigação artificiais em lugares como a Mesopotâmia e no Egito, há milênios A. C. Atualmente, com o advento da tecnologia em todos os setores industriais, em especial nos agronegócios, os engenheiros agrônomos contam com equipamentos inovadores e sistemas de irrigação modernos.

Há diferentes tipos de sistemas de irrigação, sendo que alguns incorporam uma série de tubulações de acesso a um poço central ou outra fonte de fornecimento de água. Outros podem apresentar uma série de aspersores, ou dispositivos mais simples como uma rede de trincheiras, que transportam a água da chuva - a partir de áreas onde a água é abundante - para as plantas. Cabe lembrar que a seleção de um sistema de irrigação mais prático e eficiente e sua correta instalação são fatores que fazem a diferença e são bastante importantes no processo de cultivo de uma lavoura.

Ao escolher a trincheira onde ocorrerá instalação do sistema de irrigação, muitos fatores tem que ser levados em considerados. A localização das trincheiras é geralmente crucial. Isso pode incluir corretamente a determinação da declividade do terreno, de modo que a força da gravidade seja aproveitada para transportar água. Encontrar uma boa fonte de água também gera impacto sobre as trincheiras que serão escavadas. O tamanho da trincheira pode influenciar na quantidade de água a ser transportada, e nesse caso, somente o uso de pás e o emprego de trabalho manual não serão suficientes para a escavação, o que exige uso de maquinaria pesada.

Na instalação do sistema de irrigação por aspersão, é importante escolher o tipo certo de sprinklers, já que existem muitos tipos disponíveis atualmente no mercado de produtos para a indústria. Alguns podem ser configurados com uso de temporizadores, dispersando água automaticamente em intervalos designados. Dependendo do tipo de aspersor, este método de instalação também requer alguns trabalhos elétricos, tais como a colocação de sprinklers para uma rede elétrica. Em casos como este, a instalação exige os trabalhos de um eletricista experiente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos