Tipos de sistemas de controle de climatização

Tipos de sistemas de controle de climatizaçãoOs mais variados tipos de sistemas de controle de climatização são usados para fornecer aquecimento e arrefecimento em indústrias, edifícios residenciais e comerciais. Estes sistemas são importantes para a climatização dos ambientes e contam com equipamentos essenciais tais como ventiladores, exaustores, dutos de ar e aparelhos de ar condicionado (HVAC), pois evitam o superaquecimento do local, especialmente onde estão localizadas muitas máquinas ligadas em tempo integral. Atualmente, há um grande número de diferentes tipos de sistemas de controle de temperatura que podem ser aproveitadas, dependendo da extensão da área onde o sistema ficará instalado, bem como as necessidades dos ocupantes ou moradores.

Levando-se em conta que os sistemas de climatização são empregados no intuito de melhorar o conforto em um ambiente fechado, além de aumentar a produtividade e preservar os elementos de construção ao longo do tempo, os sistemas de climatização têm como principal função manter os níveis de umidade do ar e também controlar a temperatura ambiente. O frio ou calor em excesso podem causar superaquecimento em máquinas e a umidade elevada gera mofo e outros inconvenientes.

Manter as temperaturas em condições apropriadas dentro de uma construção exige equipamento especializado e manutenção de todo o sistema. Em estruturas maiores, os sistemas de resfriamento e de aquecimento central utilizam uma série de dutos de transferência aérea em todo o edifício. O ar é resfriado ou aquecido em um forno ou unidade de tratamento de ar, em seguida, é distribuído para cada sala através de fendas ou grades. Em edifícios de menor dimensão, unidades de aquecimento ou de refrigeração menores podem ser usados. Estes sistemas consistem em aquecedores simples ou sistemas de ar condicionado central.

Os sistemas de controle climático mais eficazes também devem atender aos requisitos de ventilação. Construções e ambientes insuficientemente ventilados terão má qualidade do ar e podem mesmo sofrer com a condensação e excesso ou falta de umidade, entre outros problemas. Nesse caso, o uso de sistemas de ventilação mecânica é uma boa solução. Esses sistemas abrangem aparelhos de ar condicionado, equipamentos e redes de dutos. O ar fresco é trazido para o prédio usando ventiladores de admissão ou venezianas, e é transmitido através de sistemas de aquecimento e refrigeração por dutos.A maioria dos tipos de sistemas de controle climático em edifícios de maiores dimensões é monitorada por software de gestão de desempenho. Esses sistemas de monitoramento de desempenho permitem que os operadores possam controlar os níveis de aquecimento e resfriamento utilizando um programa de computador.

Os níveis de ventilação e umidade são ajustados e a qualidade do ar é monitorada automaticamente de acordo com os níveis de dióxido de carbono e outros contaminantes. O monitoramento de desempenho ajuda o proprietário do edifício a equilibrar a eficiência energética, o conforto, a qualidade do ar e a manutenção de um sistema simples. Para quem deseja fazer a instalação de um sistema de climatização em residências ou na própria empresa pode contar com uma série de fabricantes de sistemas de controle climático, como a GJ Brasil, a Techbris Climatizadores e a Umibrisa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password