Anadarko anuncia outra descoberta de petróleo em MoçambiqueDe acordo com o parceiro da companhia de exploração de petróleo Anadarko, a Cove Energy, esta é a primeira descoberta de hidrocarbonetos líquidos documentados em região offshore da África Oriental. O poço Ironclad-1 foi perfurado pela sonda Belford Dolphin a 110 km ao sul da área onde foram descobertas reservas de gás, em Windjammer. O objetivo foi avaliar o potencial de um complexo de águas profundas e extensas na bacia cretácea, na parte sul de onde as empresas têm licença para operar.

De acordo com a Cove Energy, o reservatório penetrado conta com 38 m, contendo petróleo e gás saturado de areias. A descoberta de petróleo foi confirmada pela análise geoquímica dos núcleos extraídos do poço. Havia também mostras substanciais de gás ao longo da seção perfurada do Cretáceo. O poço foi perfurado com um TD de 5304 m, após a interseção com um total de 205 m (672 pés) de sedimentos de idade cretácea.

Análises futuras incidirão essa descoberta, delineando as áreas que possam ter um reservatório de boa porosidade e permeabilidade, permitindo a exploração comercial do petróleo. A sonda agora será transferida para uma outra região a leste de Windjammer para perfurar o poço de Barquentine, sendo que esta operação deverá demorar cerca de seis semanas. Posteriormente, os parceiros Anadarko e Cove Energy trabalharão na perfuração de pelo menos mais dois poços exploratórios de petróleo e gás.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás