Características de um viscosímetro capilar

Características de um viscosímetro capilarUm viscosímetro capilar é um instrumento utilizado para medir a viscosidade ou espessura de um líquido, medindo o tempo que o líquido leva para fluir através de um tubo de pequeno diâmetro, chamado de tubo capilar. O tempo de passagem do fluxo é diretamente proporcional à viscosidade cinemática do líquido, e ambos podem ser convertidos diretamente para viscosidade pelo uso de um fator de conversão único para cada instrumento. A viscosidade é geralmente dependente da temperatura, de modo que o viscosímetro capilar é usado em um banho de imersão em água com temperatura específica bem definida.

A viscosidade pode ser pensada como o atrito interno do líquido, ou a sua tendência para resistir a fluir. A viscosidade é, portanto, uma propriedade importante dos fluidos. É uma preocupação fundamental em lubrificantes, tintas, bebidas, e em qualquer caso em que um líquido precise ser transferido, agitado ou manipulado.

Os fabricantes de instrumentos de medição e controle fabricam diversos tipos e modelos de viscosímetro capilar, contudo, os mais comuns são os tipos de viscosímetros com formato em U, os viscosímetros do tipo Ostwald, viscosímetros Cannon-Fenske e os de modelo Ubbelohde. Um viscosímetro Cannon-Fenske capilar é uma peça em forma de U com tubo de vidro contendo duas lâmpadas de vidro ou câmaras em um braço, separados por tubos capilares de comprimento médio. A outra lâmpada ou câmara, contendo a amostra, fica no outro braço. A amostra e o tipo de viscosímetro capilar são então suspensos em um banho de água com temperatura fixa e com possibilidade de equilíbrio térmico.

Uma vez que o equilíbrio térmico é atingido, a amostra é elaborada dentro da câmara superior, então ela flui a partir da câmara superior em direção à câmara inferior através do capilar, e o tempo de efluxo, ou seja, o tempo que demora a percorrer o comprimento do capilar,é medido. Os viscosímetros capilares industriais vêm com um fator de conversão fornecido pelo fabricante que permite o cálculo da viscosidade cinemática diretamente a partir do tempo de efluxo.

Para os líquidos de alta viscosidade, as soluções destas substâncias em solvente adequado podem ser utilizadas, e as medidas das viscosidades das soluções em diferentes concentrações são determinadas. A construção de um gráfico de plotagem com a percentagem de concentração versus o nível de viscosidade permite determinar a viscosidade do líquido puro por extrapolação do gráfico de concentração.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password