Sensores de pressão industriaisSensores de pressão industriais são utilizados diariamente para monitorar a pressão de fluidos em tubulações, motores e sistemas hidráulicos. Alguns tipos de sensores especializados também são aproveitados para determinar a pressão de sólidos ou gases. Um sensor de pressão convencional mede cerca de um centímetro cúbico de tamanho, embora alguns modelos de sensores de pressão possam ser menores, como, por exemplo, aqueles utilizados em sistemas microeletromecânicos.

A maioria dos sensores de pressão modernos são concebidos com base em um princípio chamado pressoresistência. A pressão faz com que um material conduza eletricidade a uma determinada percentagem, levando a um nível específico de fluxo de carga associada a um nível específico de pressão. Esta carga é alimentada por um fio que conduz a um painel de controle.

Os sensores de pressão convencionais usam resistores de filme, extensômetros, ligas de metal ou semicondutores policristalinos como os meios de resistência. Estes materiais condutores de eletricidade baseiam-se em deformações geométricas em sua estrutura. Isso porque um aumento linear na pressão não conduz a uma magnitude de deformação linear. Algumas técnicas de calibração devem ser utilizadas para determinar a pressão exata.

Existem também no mercado de suprimentos industriais os sensores sensíveis à pressão baseados em semicondutores monocristalinos, que são fabricados com o uso de tecnologia dos semicondutores convencionais, em que pequenas deformações podem dar origem a grandes alterações na resistência. A mudança na resistência não é baseada em deformações geométricas do material condutor.

Existem vários tipos de sensores de pressão. Um deles é um sensor de pressão absoluta, que mede a pressão absoluta usando um vácuo como um ponto de referência. Outro modelo é um sensor de bitola, que mede a pressão em função da pressão atmosférica ambiente. Existem também sensores de pressão diferenciais, que medem a diferença de pressão entre dois contatos.

Normalmente, existe um meio intermediário entre o fluido a ser medido e a pressão do sensor em si. Um diafragma metálico ou câmara hermeticamente fechada é utilizada. Especialmente quando ocorre a medição da pressão de materiais voláteis ou corrosivos, como o óleo quente em um motor, emprega-se uma camada intermediária para evitar danos ao delicado dispositivo de detecção. Além de seu uso quase onipresente em equipamentos, os sensores de pressão destinam-se a determinar variáveis como a profundidade de um bloco de gelo ou a densidade de uma camada de rocha.

Muitos fabricantes de sensores de pressão, como no caso da Metaltex, produzem sensores de pressão fotoelétricos, sensores fotoelétricos compactos, sensores de pressão digitais, modelos de sensor de pressão compacto digital e sensor fotoelétrico difuso compacto. Para adquirir qualquer um desses produtos é desejável verificar a necessidade de uso e como o dispositivo ficaraá instalado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais