Processo de peletização na indústria de plásticos

Processo de peletização na indústria de plásticosPeletização é um processo em que o material é transformado em pequenas pastilhas secas. Há uma vasta gama de aplicações para peletização, já que é um dos processos industriais mais utilizados em todo o mundo, aplicado em unidades de reciclagem e nas indústrias de processamento de materiais para reutilização. Este processo geralmente é realizado com uma máquina especializada chamada granulador de plásticos, que pode funcionar de várias maneiras diferentes, dependendo do material a ser peletizado.

Um uso clássico de peletização está na fabricação de plásticos. Objetos de plásticos reciclados a serem reprocessados são muitas vezes transformados em “pellets”, porque as pelotas são de fácil manuseio e transporte. Para usar os pellets, um fabricante faz uso de um equipamento utilizado na moldagem de plásticos, o material de plástico é inserido na máquina granuladora e derrete em forma de pelotas, depois da mistura líquida, as pelotas de plástico são boleadas em moldes, extrudadas ou transformadas em um produto acabado de plástico. Esses “pellets” ou pelotas de plástico são confeccionados em uma variedade de cores e tipos de uso de fabricação.

Na indústria de processamento de alimentos para animais, a peletizada é um processo comum. Os alimentos de animais são produzidos pela moagem dos ingredientes constituintes para fazer uma mistura que pode ser transformado em pellets, que secam antes de serem embalados. A lavagem animal é mais leve e mais fácil de manusear, e a pelotização permite às empresas a criação de uma série de misturas de alimentação para os animais, inclusive com vários aditivos, conforme necessário.

A peletização de combustíveis é uma forma popular para garantir que os materiais não sejam desperdiçados, mas sim reembalados de uma maneira que os torne utilizáveis. Este processo gera muitos benefícios ao meio ambiente, além de ter baixo custo e ser muito eficaz, transformando um artigo de descarte em um item de valor com a ajuda de equipamentos de peletização industriais. Além de plásticos e metais pelotizados, os fertilizantes podem também ser tratados como pellets. Fabricados por indústrias de produtos químicos, os fertilizantes pelotizados são um produto fertilizante bastante popular e que é aproveitado como de adubo orgânico na indústria agrícola.

Certos medicamentos também podem ser produzidos na forma peletizada para controlar a dose a ser ministrada pelo doente, especialmente com medicamentos de tarjas vermelha e preta. Neste caso, as pelotas são pequenas o suficiente para serem embaladas dentro de uma pílula para ser engolida inteira. Quando o revestimento sobre a pílula se quebra, ocorre a liberação das pelotas de medicamento contendo as substâncias necessárias para tratamento das doenças.

Atualmente, no mercado de produtos industriais, suprimentos, máquinas e equipamentos, é fácil encontrar muitos fabricantes de máquinas granuladoras usadas e novas, além de granuladores de plástico mais modernos, que servem para peletizar plásticos e outros materiais. A Rieter South America e a KHS Indústria de Máquinas, ambas de São Paulo, a Seibt Máquinas para Plásticos, do Rio Grande do Sul e a Equipat Tecnologia Industrial, de Campinas, SP, são apenas alguns exemplos de fabricantes de máquinas para peletização em atuação no Brasil.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password