Motores Industriais a Diesel

Motores Industriais a DieselOs motores industriais a diesel são equipamentos utilizados para alimentar grande parte da maquinaria industrial, tais como motos para tratores, geradores de bombas, empilhadeiras e outros. Esses tipos de motores industriais variam em tamanho que varia de alguns quilos a algumas toneladas, com fornecimento de poucos quilowatts (kW) de energia até muitos gigawatts. No mercado industrial, atualmente, os fabricantes de motores a diesel produzem motores mecânicos, elétricos e pneumáticos para atender a muitas especificações e servir a qualquer tipo de aplicação na indústria.

A utilização de motores industriais a diesel é obrigatória por muitas organizações de grande porte. No atual nível de tecnologia, os combustíveis fósseis, especialmente o diesel, são o meio mais conveniente e econômico para alimentar uma variedade de equipamentos e geradores de backup. A maioria dos motores a diesel pode ser refrigerada a ar com fluido de refrigeração. Os menores motores, como os instalados em escavadeiras e barcos menores, geralmente fornecem cerca de 10 kW, mas uma pequena escala de motores diesel industrial fornece algumas centenas de kW e custam alguns milhares de dólares.

Motores a diesel de médio porte fornecem níveis de potência que chegam a milhares de kW, sendo usados em máquinas maiores, como equipamentos de mineração de grande porte, plataformas de petróleo, trens, barcos grandes, equipamento militar e muito mais. Os maiores motores industriais a diesel novos fornecem de 10.000 a 80.000 kW e são usados para máquinas de ultra-pesados, geração de energia elétrica e em maiores navios. Estes motores a diesel industriais modernos podem medir 15 metros de largura e funcionam com diesel de baixa qualidade. Especialmente em lugares como a China, onde há uma demanda por fontes de energia descentralizada, estes equipamentos são utilizados com frequência.

Muitos tipos de motores a diesel industrial também são classificados em termos de velocidade, ou seja, por rpm (rotações por minuto). Os motores de altas rotações são utilizados para aplicações mais comuns, como em caminhões e equipamentos agrícolas. Os motores de rpm médio são aproveitados para geração de energia. Já os motores de alto torque e baixa rotação por minuto são empregados em equipamentos maiores, como acontece no setor marítimo, onde esses modelos de motores movem grandes navios. Entre alguns dos maiores fabricantes mundiais de motores a diesel estão a americana Cummins Inc. industriais, também com unidade no Brasil, a Mitsubishi Heavy Industries, do Japão e a Sulzer Ltda., da Suíça. Cabe lembrar que esses equipamentos requerem manutenção periódica a fim de desempenharem sua função com a máxima potência, pois são tipos de máquinas muito exigidos e precisam passar por inspeções e lubrificação de tempos em tempos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password