Armazenamento enxuto na logísticaO armazenamento enxuto na logística é um método de trabalho que está sendo empregado em muitas empresas por proporcionar menos custos com o máximo desempenho de trabalho. O processo logístico na indústria de armazenamento é um tanto quanto complexo e exige o máximo de ferramentas para tornar o trabalho mais eficaz, otimizado e rápido. É preciso ter a capacidade de rastrear a localização de cada produto armazenado em cada parte de uma instalação ou armazém. Um pequeno armazém, com até 75 mil metros quadrados, por exemplo, pode armazenar milhares de peças individuais e, por isso, mesmo, torna-se claro que a manutenção de um armazém é uma tarefa difícil quando não há um planejamento logístico adequado, especialmente quando o custo de manter uma instalação desse tipo é muito alto.

Como é possível saber com clareza qual o volume de produtos entram, saem e permanecem em um armazém? Duas pequenas palavras revolucionaram problemas de armazenamento atualmente: Lean warehousing, traduzindo, armazenamento enxuto. O conceito de "Lean" já é bem conhecido e aplicado na manufatura e na manutenção, com a seguinte mensagem: menos custos e maior produção. É construído sobre o conceito de eliminação dos resíduos, minimizando estoques e eliminação de processos que não agregam valor ao cliente. E agora também está sendo empregado em entrepostos para aumentar a eficácia dos processos logísticos. Algumas companhias usam a frase "Just In Time Stocking" para descrever este método. A aplicação de técnicas "lean" exige menos área de armazenamento, mas também requer utilização muito maior de logística e uma força de trabalho dedicada, que compreende a importância da precisão e da qualidade para gerar bons resultados para as empresas.

Ao contrário dos métodos de armazenagem tradicionais, a armazenagem enxuta ou lean estabelece uma organização mais enxuta e uma maior ênfase sobre os processos para eliminar as atividades não essenciais e todos os modos de desperdícios, seja de materiais ou de mão de obra. Quando o produto chega, ele deve ser rapidamente classificado, feito check-in, e colocado em prateleiras com precisão com uso de empilhadeira se outros equipamentos. A precisão nesse trabalho é essencial, bem como a organização, por isso, o operador responsável por distribuir as mercadorias em cada local determinado não pode desperdiçar tempo pensando na logística. O método Lean warehousing solicita menos espaço, porque não há estoque de armazenamento mínimo. Em vez de manter estoque de um mês nas prateleiras, apenas a real demanda é mantida na planta.

Da mesma forma, a logística de armazenagem entra em jogo. Cada armazém tem alguns produtos que se movem mais rapidamente do que outros. Estes produtos que se deslocam mais rapidamente devem ser organizados de modo a minimizar os erros. Eles também devem estar localizados o mais próximo do departamento de transporte com o intuito de reduzir o tempo de viagem das mercadorias. Todo o conceito de "lean" é fazer o máximo possível com o mínimo possível: menos espaço, menos equipamentos e menos trabalhadores. Em contrapartida, o método demanda organização, eficiência e uma força de trabalho dedicada e bem treinada para fazer isso acontecer.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística