A utilização dos controladores lógicos programáveis (PLCs) da GE Fanuc Automation é uma das principais bases do desenvolvimento de produtos e de processos de produção em várias empresas do grupo GE. Na GE Power e GE Hydro, por exemplo, os PLCs são utilizados nos produtos para funções de controle inteligente. Na GE Celma, GE Lâmpadas e GE Consumer & Industrial, os PLCs são usados em aplicações de controle e monitoramento da linha de produção.

“Sem os PLCs, o desgaste para o desenvolvimento poderia ser até 10 vezes maior”, estima Soken Ura, gerente de estação e controle integrado da GE Hydro, que utiliza o PLC 90-30 em máquinas excitatrizes e Sistemas de Controle Digital para PCHs. “A capacidade de processamento e memória dos componentes assegura confiabilidade e qualidade nas aplicações, além de reduzir drasticamente os prazos dos projetos”, acrescenta. Ele explica que a indústria vende cerca de 15 equipamentos por ano, bastante customizados. “A natureza não criou hidroelétricas padronizadas”, ironiza. “Se tivéssemos que investir em desenvolvimento proprietário (criando um novo circuito a cada nova aplicação), nossa competitividade seria comprometida”, observa. Ele destaca também que a evolução das linhas da GE Fanuc traz constantes ganhos de produtividade, ao mesmo tempo em que assegura plena portabilidade das aplicações desenvolvidas em linhas anteriores.

Além da confiabilidade e das facilidades oferecidas pelos PLCs da GE Fanuc, a infra-estrutura de suporte foi outro critério importante na decisão pelos produtos. “Os PLCs são amplamente aceitos pelo mercado, o que facilita a disponibilidade de sobressalentes, assim como treinamento ou contratação de profissionais qualificados”, observa Sérgio Souza, gerente de Vendas da GE Power. A indústria utiliza os controladores da GE Fanuc em painéis de controle de geradores. Os projetos têm prazo médio de desenvolvimento de 8 meses e são vendidos entre 30 e 40 painéis por ano.

Na GE Lâmpadas, Renato Caiazzo, encarregado de produção, informa que a empresa acaba de implementar uma aplicação com o PLC 90-30, para monitoração da linha de produção. A GE Consumer & Industrial tem 18 PLCs em sua planta, para controle de dispositivos de automação. “Usamos os controladores programáveis desde 1994, o que tem facilitado muito a otimização do maquinário de produção”, menciona Wiler Rocha, líder de manutenção elétrica da empresa.

Autor(es): GE Fanuc

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas