Esteiras transportadoras para manuseio de alimentosNa indústria de alimentos sempre existiu uma necessidade enorme de manter padrões rigorosos de higiene na produção de alimentos. A qualidade dos produtos é um fator garantido por boas condições de segurança, esterilização e limpeza durante todo o processo de produção de alimentos. Nesse sentido, o uso de esteiras transportadoras industriais tem o intuito de fornecer processos mais seguros de manuseio de alimentos, pois são equipamentos empregados no acondicionamento ou preparo dos alimentos.

As normas para a produção de alimentos na maioria dos países determinam um controle muito severo no que diz respeito à higiene. Essa regulamentação também se aplica em torno de processos químicos e farmacêuticos. Na indústria alimentar, o controle higiênico é absolutamente necessário. É importante que quando os produtos alimentares são transferidos de um local para outro uma esteira transportadora, também chamada de correia transportadora de alimentos, seja utilizada sempre com o objetivo de manter os materiais limpos, seguros e com capacidade de permanecer n essa condição por um bom tempo.

A confiabilidade destas correias transportadoras é um fator essencial para assegurar a qualidade dos produtos alimentícios, por isso, esses equipamentos precisam ser fabricados à base material resistente e durável, aumentando sua vida útil e diminuindo ao máximo os riscos de corrosão e outros danos que causem inatividade à máquina. Os materiais tais como polipropileno, poliuretano e silicone são utilizados principalmente para superfícies de higiene nos diversos tipos de esteiras transportadoras. Os cintos contidos em todos os modelos de correias transportadoras industriais devem ser duráveis e bem higienizados e sem manchas a fim de não adicionar quaisquer partículas ou odor a qualquer um dos alimentos, especialmente porque muitos materiais microscópicos podem se instalar nos cintos das correias, dependendo do tipo de material com que são feitos.

Há por vezes problemas com a aderência de alimentos nos cintos, o que significa que ele precisaria de mais limpeza, mas isso aumentaria o risco de contaminação química nos produtos alimentares. Assim, uma formulação nova e melhorada foi desenvolvida para o material, o que resultou na liberação mais fácil dos alimentos. A maior parte dos fabricantes de esteiras transportadoras produzem esteiras transportadoras anti-abrasivas, esteiras transportadoras de acetal e esteiras transportadoras de PVC e de outros materiais.

O uso dessas correias transportadoras industriais de higiene é tão importante no ramo de processamento de alimentos que mantê-las limpas e com manutenção em dia é uma das maiores prioridades na indústria de alimentos. Sendo esteiras transportadoras para manuseio de alimentos novas e usadas, não importa, todos os equipamentos requerem reparos e grande cuidado com a lubrificação das peças e, principalmente, com os produtos usados na lubrificação. Empresas como a Correias Rubbermax Indústria e Comércio Ltda, de Itupeva, SP, a Damatec Correias Industrias, de Guarulhos e a Derco do Brasil Indústria e Comércio de Correias Transportadoras, de Artur Nogueira, SP, produzem variados tipos de correias de transporte de alimentos e atendem em todo o Brasil.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos