Manutenção em telhados exige muitos cuidados

Vantagens do uso do Sistema FRACASUm Relatório de Análise de Falhas e Ação Corretiva, também conhecido como Sistema FRACAS – em inglês, Failure Reporting and Corrective Action System – pode ser utilizado para registrar falhas no sistema e analisar os dados elaborados em relatório. Com uso do software FRACAS, as falhas são coletadas, revistas e, então, algumas ações corretivas são identificadas e aplicadas em cada caso. Este poderoso processo pode ser usado para melhorar significativamente a confiabilidade ao longo da vida útil de um equipamento ou sistema, auxiliando bastante o setor de manutenção e aumentando o grau de confiabilidade das máquinas.

O método FRACAS foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1970. O método exige uma sistemática de coleta de dados, gerenciamento, análise e implementação de ações corretivas. Um grande problema para muitas organizações decorre do fato de que falhas semelhantes ocorrem em muitos locais e são registradas por muitas pessoas de inúmeras maneiras. Isso faz com que haja muitas informações desencontradas ou repetitivas, desperdiçando tempo de que é responsável pelas análises e pela tomada de decisão em relação à aplicação de ações corretivas de manutenção. A utilização de um sistema FRACAS pode resolver esse impasse, bem como produzir medidas corretivas e preventivas adequadas para cada tipo de falha.

A ferramenta FRACAS, desenvolvida e utilizada por muitas indústrias, é bastante confiável e inovadora, dispondo de um conjunto de softwares de análise. Seu ambiente amigável ao usuário é baseado em torno de informações relevantes em folhas de dados para simplificar a manipulação deles. O registro da falha em um sistema ou equipamento é dividido pelo site a fim de facilitar a localização funcional em uma estrutura hierárquica que pode ser facilmente entendida. Sob esta árvore de hierarquia, o equipamento pode ser construído com qualquer nível de complexidade.

Muitas empresas, como a AREMAS (www.aremas.com.br) promovem curso do sistema FRACAS a fim de aperfeiçoar mais mão de obra, já que existe muita demanda por profissionais, entre gestores, engenheiros e supervisores, que tenham capacidade em analisar um relatório tão completo, com o intuito de adotar medidas corretivas assim que os problemas surgem no chão de fábrica. O software FRACAS pode oferecer às organizações com o acompanhamento da manufatura do produto e a melhoria da capacidade de produção, abordando alguns indicadoreManutenção em telhados exige muitos cuidadosMuitos imóveis recebem reparos gerais e manutenção em telhados anualmente. Talvez mais do que qualquer outro material usado para a construção de uma casa, o telhado está sujeito a maior desgaste por ficar exposto ao tempo e às condições do clima, por isso, é uma parte da casa que merece mais atenção e requer manutenção periódica, com ajustes de telhas e substituição delas caso necessário. Ao realizar algum tipo de inspeção ou reparos em telhados, é preciso ter em mente que o uso de equipamentos de segurança é essencial, especialmente em edifícios muito altos.

Para realizar a manutenção nos telhados de prédios e casas, é sempre aconselhável contratar uma equipe especializada, com profissionais competentes e experientes que possam fazer o serviço de modo rápido, seguro e confiável. Mas no caso de um leigo ter de resolver o problema com o telhado de casa, é bom sempre lembrar em averiguar pequenos defeitos nas telhas, rachaduras e outros danos que possam abrir espaço para vazamentos. Outro detalhe importante é inspecionar o ajuste e a colocação de cada telha de construção, averiguar chaminés, clarabóias, beirais, calhas e deformações na madeira que fica por debaixo das telhas, lembrando que telhas de ardósia e barro são as mais suscetíveis ao tempo.

Calhas de PVC são as mais duráveis e de metal são mais propícias à corrosão. Alguns dos sinais evidentes de que um telhado precisa ser trocado são: parede ou teto internos com bolhas, vazamentos ou danos causados pela água, acúmulo de gelo no sótão, telhas que parecem sujas ou que tenham algas, com rachaduras e trincas. Atualmente, muitas empresas oferecem reparos em coberturas com muitas opções de pagamento e vários orçamentos, dependendo do tipo de serviço que será feito.

Caso o telhado esteja com sérios danos, a pergunta seguinte pode ser a possibilidade de substituir ou reparar. Enquanto a substituição normalmente é bem mais cara, cabe ressaltar também que, em casas mais antigas e grandes, o serviço de reparo pode ser igualmente dispendioso. O principal fator que determina o custo da substituição ou reparação é o material com que são feitas as telhas. Os materiais mais caros são telhas de barro e os menos caros são telhas de asfalto. No entanto, é importante manter em mente como são os padrões meteorológicos na região onde se localiza o imóvel antes de escolher o material ideal para a construção. A decisão de reparar ou substituir pode surgir com muito mais frequência, ao escolher telhas de barro em uma região que recebe uma grande quantidade de tempestades de granizo.

Como mencionado acima, a telha do asfalto é o material menos caro e mais fácil de encontrar na maioria das casas. No entanto, esses tipos de telhas de construção são muito vulneráveis ao vento à tempestades mais intensas. Por outro lado, as telhas de barro são as mais onerosas e resistentes a insetos, mofo e deterioração. Já a telha de ardósia é muito popular devido à sua durabilidade e resistência, mas é o modelo de telha mais dispendioso para instalar, porque normalmente requer a habilidade de pedreiros. As telhas de madeira têm um preço mais acessível, em compensação, não resistem a insetos. Por último, a cobertura de metal galvanizado é muito comum em climas que enfrentam neve no inverno e é extremamente fácil de instalar ou manter.s de manutenção como MTBF, MTTR, além de verificar o crescimento da confiabilidade.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password