Vantagens do uso do Sistema FRACASUm Relatório de Análise de Falhas e Ação Corretiva, também conhecido como Sistema FRACAS - em inglês, Failure Reporting and Corrective Action System - pode ser utilizado para registrar falhas no sistema e analisar os dados elaborados em relatório. Com uso do software FRACAS, as falhas são coletadas, revistas e, então, algumas ações corretivas são identificadas e aplicadas em cada caso. Este poderoso processo pode ser usado para melhorar significativamente a confiabilidade ao longo da vida útil de um equipamento ou sistema, auxiliando bastante o setor de manutenção e aumentando o grau de confiabilidade das máquinas.

O método FRACAS foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1970. O método exige uma sistemática de coleta de dados, gerenciamento, análise e implementação de ações corretivas. Um grande problema para muitas organizações decorre do fato de que falhas semelhantes ocorrem em muitos locais e são registradas por muitas pessoas de inúmeras maneiras. Isso faz com que haja muitas informações desencontradas ou repetitivas, desperdiçando tempo de que é responsável pelas análises e pela tomada de decisão em relação à aplicação de ações corretivas de manutenção. A utilização de um sistema FRACAS pode resolver esse impasse, bem como produzir medidas corretivas e preventivas adequadas para cada tipo de falha.

A ferramenta FRACAS, desenvolvida e utilizada por muitas indústrias, é bastante confiável e inovadora, dispondo de um conjunto de softwares de análise. Seu ambiente amigável ao usuário é baseado em torno de informações relevantes em folhas de dados para simplificar a manipulação deles. O registro da falha em um sistema ou equipamento é dividido pelo site a fim de facilitar a localização funcional em uma estrutura hierárquica que pode ser facilmente entendida. Sob esta árvore de hierarquia, o equipamento pode ser construído com qualquer nível de complexidade.

Muitas empresas, como a AREMAS (www.aremas.com.br) promovem curso do sistema FRACAS a fim de aperfeiçoar mais mão de obra, já que existe muita demanda por profissionais, entre gestores, engenheiros e supervisores, que tenham capacidade em analisar um relatório tão completo, com o intuito de adotar medidas corretivas assim que os problemas surgem no chão de fábrica. O software FRACAS pode oferecer às organizações com o acompanhamento da manufatura do produto e a melhoria da capacidade de produção, abordando alguns indicadores de manutenção como MTBF, MTTR, além de verificar o crescimento da confiabilidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção