Sistema de gestão de energia na indústria transformadoraSistemas de gestão de energia na indústria transformadora estão sendo implantados em todo o mundo para melhorar a eficiência energética e o gerenciamento das instalações, além de ajudar a reduzir gastos com energia elétrica e combustível. Os mais modernos sistemas de gestão de energia ajudam os gerentes de fábrica a compreender e ainda administrar ativamente o uso de energia e seu custo.

O consumo de energia na maioria das plantas industriais é gerado pela produção. Cada produto fabricado terá seu custo medido também pela energia consumida para fazer uma unidade de produto. Com o uso de um sistema de gerenciamento dos custos de energia, o gerente da fábrica pode medir, bem como reduzir a energia por um rigoroso acompanhamento das horas de funcionamento das máquinas. E ainda evitar correr riscos com a ociosidade da máquina.

Outro benefício do emprego de softwares de gestão de energia elétrica nas fábricas é a redução na perda de distribuição. Uma das maiores vantagens de um tipo de software de gestão industrial como esse é fica mais fácil para o gerente de fábrica identificar a energia consumida por cada equipamento. É muito importante saber se a energia recebida da fonte está sendo utilizada de forma eficaz por todas as máquinas e qual o nível das perdas sofridas devido à má distribuição. Ao compreender o valor medido, várias medidas podem ser tomadas para reduzir as perdas. Idealmente, esta perda deve ser inferior a 3% em qualquer fábrica.

Mais um detalhe essencial: a correta gestão de energia elétrica nas indústrias elimina os gastos com equipamentos ineficientes na produção. Isso porque o sistema é útil em detectar rapidamente o desperdício de energia. Ao analisar os perfis de carga diária, comparando com os níveis de carga registrados em um banco de dados, o gerente de planta consegue identificar com mais clareza o instante em que o equipamento não está funcionando corretamente ou está em período de inatividade sem causa.

Em caso de necessidade de manutenção preventiva, preditiva ou corretiva dos equipamentos, um sistema para gestão de energia é ideal na elaboração de um planejamento com base em horas de funcionamento e eficiência do equipamento. Isso reduz o tempo ocioso e ajuda a prever manutenção em cada máquina instalada no chão de fábrica. O padrão de consumo de energia poderia ser usada como uma ferramenta de diagnóstico para avaliar o desempenho da máquina e tomar uma decisão sobre o cronograma de manutenção.

O sistema pode analisar incidentes como o excesso de consumo de energia, sobrecarga, a avaria da máquina, desligamento do disjuntor, os danos com capacitores, dentre outros eventos. Com uma elaboração adequada do Root Cause Analysis, o sistema ajuda a corrigir problemas no ritmo de produção, garantindo a qualidade do produto e analisando as tendências do consumo de energia em relação à produção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia