Equipamento individual de segurança para soldagem

Equipamento individual de segurança para soldagemA soldagem é um trabalho potencialmente perigoso e que faz muitas vítimas no setor industrial. Por isso, é essencial o uso de equipamento individual de segurança para soldagem adequado antes de começar qualquer trabalho de solda. Ao utilizar o maçarico de solda, a tocha provoca calor intenso e chamas bastante altas, que podem ferir os olhos e a pele, especialmente das mãos, rosto e peito.

Antes de realizar o trabalho de soldagem, o operador de solda deve vestir todos os equipamentos individuais de proteção, como máscaras, luvas, óculos e coletes. Até alguns anos era muito comum no setor industrial os operadores usarem capacetes de solda, mas atualmente, a tecnologia desenvolvida para essas peças permitiu que fossem desenvolvidas máscaras de solda bem mais leves, seguras, fáceis de colocar e que permite visão 100% perfeita do objeto de solda. Estas máscaras de solda protegem contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e luzes infravermelhas que são produzidos durante a soldagem. Eles também resguardam a cabeça e os olhos no caso de voar pedaços de metal e escórias.

Os óculos de proteção é outro dispositivo indispensável à segurança do trabalhador. Da mesma forma, os protetores auriculares protegem os ouvidos contra ruídos extremamente altos e respingos de partes de metal quentes que sempre podem atingir o operador. Outra peça importante do equipamento de segurança durante a soldagem é um bom par de botas. As botas de proteção mais adequadas são as feitas de borracha, pois aderem bem ao chão, evitam escorregões e protegem bem os pés e as pernas. Estes suprimentos resguardam os pés e tornozelos contra lesões.

O par de luvas de proteção é outro acessório importante na indumentária do soldador, uma vez que impedem queimaduras nas mãos e braços. As luvas de soldador são geralmente feitas de couro e são resistentes ao fogo. Finalmente, é preciso garantir proteção ao resto do corpo. O ideal é sempre usar roupas de materiais pesados, como lã ou algodão grosso. Estes materiais são mais difíceis de inflamar e, portanto, proporcionam uma melhor proteção contra queimaduras. Também pode ser necessário o uso de avental resistente ao fogo quando a solda solta faíscas. A roupa deve ser mantida limpa e livre de furos, rasgos ou desgaste. Qualquer roupa manchada com óleo, graxa ou qualquer outro solvente terá mais o risco de pegar fogo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password