Como funciona um voltímetro digital

Como funciona um voltímetro digitalNa área de controle e instrumentação, um voltímetro digital é um dispositivo usado para fazer medições de tensão de alta precisão. Estes tipos de voltímetros industriais medem a diferença de potencial entre dois condutores em um circuito. Os voltímetros elétricos são o padrão preferencial entre todos os modelos de voltímetros disponíveis na indústria por oferecerem várias vantagens sobre os seus homólogos analógicos.

Os mais variados tipos de voltímetros são usados para medir o ganho ou a perda de tensão entre dois pontos em um circuito. Os eletrodos são conectados em paralelo em cada lado do circuito a ser testado. O terminal positivo do medidor deve ser conectado o mais próximo possível à fonte de alimentação. Por sua vez, o terminal negativo seria ligado após o circuito ser testado. O mostrador analógico ou display digital exibe a medição de tensão.

Um voltímetro digital tipicamente consiste de um conversor analógico-digital (A / D) com um visor digital. O sinal analógico é convertido em um código digital proporcional à intensidade do sinal. Tensões de picovolts para megavolts são mensuráveis, embora a escala geralmente classifique em milivolts, volts ou quilovolts. Vale salientar que frequências entre zero e vários megahertz também podem ser detectados e mensurados por esses instrumentos de medição.

Outro modelo de voltímetro, o voltímetro eletrônico, serve também para medir tanto a corrente alternada (CA) quanto a corrente direta (CD). Muitas vezes, um voltímetro digital é usado para monitorar uma unidade, como um gerador. Dispositivos portáteis, como o multímetro digital portátil (DMM), por exemplo, pode combinar várias funções em um instrumento de medição de tensão, corrente e resistência. Pode-se dizer que esta é a ferramenta preferida de um eletricista.

Muitos voltímetros digitais novos integram saídas para o monitoramento, controle, transmissão e impressão de dados. Sistemas avançados envolvendo esses voltímetros modernos estão frequentemente ligados a computadores, possibilitando a automação, a otimização dos processos e a prevenção de avarias e falhas críticas, aumentando a segurança e a eficácia dos sistemas e de equipamentos industriais. Muitas máquinas e equipamentos médicos, como um aparelho de Raio-X, utilizam um modelo de voltímetro digital para verificar se a tensão do equipamento está no nível apropriado. Atualmnte, empresas como a Instrutherm, fabricante de instrumentos de medição, produzem voltímetros, conversores, miltímetros e outros dispositivos importantes para as indústrias e laboratórios.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password