Uso do dosímetro de ruído no chão de fábricaO ambiente industrial mudou radicalmente nas décadas mais recentes com um maior nível de automação dos processos produtivos no ambiente de trabalho. No chão de fábrica, especialmente nas linhas de produção, o trabalhador fica permanentemente exposto a ruídos de alto volume, e mesmo com o uso constante de protetores auriculares, é comum que os operários apresentem algum tipo de problema auditivo após anos de atividades exercidas em ambientes com condições insalubres. O controle da exposição do trabalhador através do uso do dosímetro de ruído no chão de fábrica foi a solução encontrada para identificar o nível dos ruídos a que o trabalhador fica submetido.

Com o aumento da linhas de produção completamente automatizadas, os funcionários podem supervisionar várias máquinas. Isto significa que se movem ao redor da estação de trabalho, variando a exposição ao ruído de uma forma muito mais intensa. Por isso, os dosímetros de ruído industriais desempenham um papel importante neste tipo de avaliação de ruído. O medidor de nível de som, ou dosímetro, é um dispositivo portátil que permite a captação das medidas de nível do som no ouvido do operador com o instrumento apontando para a fonte de ruído. Ao repetir este exercício para todas as operações que um funcionário realiza durante o dia, é possível calcular sua exposição diária.

Atualmente, a indústria conta com uma série de modelos de dosímetros de ruído digitais capazes de medir o som com total precisão e segurança para o trabalhador, ajudando na identificação das fontes de ruídos com o intuito de planejar ações corretivas e preventivas, visando ao bem-estar do trabalhador. A Instrutherm (www.instrutherm.com.br), especialista na fabricação de instrumentos de medição para segurança do trabalho, mecânica e eletroeletrônica, produz vários tipos de dosímetros de ruídos, com destaque para o dosímetro de ruído digital portátil modelo DOS 500. O dosímetro DOS 500 conta com função de pausa durante a medição de som, função de bloqueio de teclado,s oftware para aquisição de dados em língua portuguesa (incluso), precisão de ± 1.5dB, escala de 70 a 140dB, display de Cristal Líquido (LCD) de 4 dígitos, marcador de tempo real e muitas outras vantagens e benefícios.

O uso de dosímetros de ruído

É importante perceber exatamente como esses instrumentos devem ser utilizados e compreender suas limitações. Dada a natureza logarítmica da escala de decibéis, uma variação de apenas 1 ou 2 dB, muitas vezes, pode significar uma má interpretação muito grave dos níveis de ruído. Um dosímetro ruído tradicional é afixado ao cinto do trabalhador e, em seguida, um microfone em um cabo fica ligado ao próximo ao ouvido. Um dos principais benefícios dos dosímetros digitais portáteis é que esses dispositivos podem ser usados em vários trabalhadores em um mesmo dia, desde que as medições efetuadas para cada funcionário sejam representativas no dia de trabalho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação