Engenharia de nanotecnologia como tecnologia de pontaEspecialistas em carreira industrial apontam a engenharia de nanotecnologia como a profissão do futuro, um ramo da ciência que cresce a cada ano e vem recebendo investimentos por parte de grandes empresas e laboratórios científicos. Muitas pesquisas e estudos são elaborados em torno da nanotecnologia e de como ela será capaz de ajudar os cientistas na descoberta de vacinas contra doenças que ainda são incuráveis e também em pesquisas espaciais, entre outras aplicações da tecnologia nano.

Relacionada a diversas áreas como medicina, eletrônica, física, química, ciência da computação e engenharia dos materiais, a definição de nanotecnologia é o estudo do controle da matéria em escala atômica e molecular. Em geral, a nanotecnologia lida com a criação de novos materiais e estruturas a partir dos átomos, pequenas partículas presentes em tudo o que conhecemos. Só para se ter ideia, os átomos são estruturas um milhão de vezes menores do que a cabeça de um alfinete. É com esses e outros elementos do mesmo tamanho que os cientistas e engenheiros de nanotecnologia trabalham e desenvolvem pesquisas.

Devido ao tamanho dos átomos, os cientistas teorizam que podem executar tarefas literalmente no nível molecular, algo quase impossível para os atuais processos tecnológicos. Especialistas afirmam que o estudo da nanotecnologia não só pode criar novas ligas e outros materiais, mas poderia ser injetado em corpos humanos para atacar diretamente as células cancerosas ou reparar um coração danificado, ou, ainda, criar novos medicamentos e centenas de outras tarefas.

Os inúmeros benefícios da tecnologia nano fizeram surgir uma profissão recém-criada, a engenharia de nanotecnologia. Esta especialidade de engenharia altamente elite é uma profissão interdisciplinar que integra elétrica / eletrônica, mecânica, engenharia de software e hardware, bem como outras ciências aplicadas, tais como o sistema CAD.

Para ser um engenheiro na área de nanotecnologia é preciso estar preparado para ser um estudante perpétuo. Uma começa com notas excepcionais em matemática e ciências na escola. Além desse campo de estudos exigir muito empenho nas áreas de ciências, biologia, física e química, é essencial que o futuro profissional esteja atento às necessidades do mercado e, principalmente, invista sempre na carreira com cursos de Pós Graduação, Mestrado, Doutorado, bem como é ideal a participação em seminários, simpósios e congressos relacionados.

Em todo o mundo, apenas seis universidades oferecem o curso de engenharia de nanotecnologia, entre elas, a PUC-RJ, a primeira a disponibilizar esse curso na América Latina, e a sexta no mundo. A duração do curso de graduação em engenharia de nanotecnologia na PUC-RJ é de 4 anos e meio e prepara o profissional para qualquer área do setor produtivo, como farmacologia, cosmetologia, produção de fertilizantes, produtos eletroeletrônicos, entre outros. As aulas são voltadas para o conhecimento do manuseio e controle de materiais na escala atômica e molecular. Com o aumento da demanda por profissionais do campo de engenharia, especialmente, na nanotecnologia, o salário inicial de um engenheiro de nanotecnologia pode chegar a 4 mil reais, mais benefícios.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial