O grupo Walter AG adquiriu a Werner Schmitt PKD-Werkzeug AG, especializada em ferramentas de PCD (diamante policristalino) e CBN (nitreto cúbico de boro). A aquisição faz parte da estratégia iniciada em maio deste ano, com a venda da divisão de máquinas. Naquela oportunidade, Peter Witteczek, presidente do grupo, já havia anunciado a intenção de expandir os negócios no segmento de ferramentas.

A incorporação da Werner Schmitt AG representa o primeiro passo importante nessa direção. "Com o acréscimo de ferramentas de diamante e de CBN, a Walter AG expandirá sua linha de produtos e será líder neste setor, podendo tornar-se um fornecedor single source de ferramentas de corte", afirmou o presidente. Para Witteczek, os nichos de mercado para PCD e CBN estão se tornando progressivamente importantes. Ele prevê que a Walter ocupará posição chave no mercado de ferramentas de corte, particularmente aquelas usadas pela indústria aeroespacial e automotiva, bem como seus fornecedores.

De acordo com Michael Müller, responsável pelo Desenvolvimento de Produtos da Walter AG, as ferramentas da Werner Schmitt complementarão a linha de produtos CVD e PVD com dois produtos de alta performance para materiais e aplicações específicos.

A transação ocorreu no início de agosto e foi aprovada pelas autoridades alemãs. A Werner Schmitt PKD-Werkzeug AG será incorporada à Walter AG como uma subsidiária independente e continuará a operar com sua própria marca.

PCD - Apesar de ser possível usinar qualquer tipo de material metálico com as ferramentas de metal duro, as ferramentas de PCD são mais adequadas para a usinagem de metais não-ferrosos. Caracterizado por grãos extremamente justapostos, o diamante policristalino (PCD) é um material de alta dureza, composto de cristais de diamante naturalmente alinhados. Por essas características, é particularmente adequado para torneamento e fresamento de platina, ouro, prata, titânio, cobre, bronze, latão, alumínio, magnésio etc. Destes, o alumínio é o mais importante para a economia mundial. Graças à sua resistência à ruptura e à corrosão, além de excelentes propriedades de usinagem, ele é amplamente utilizado na produção de componentes.

O segundo material de corte produzido pela Werner Schmitt, o nitreto cúbico de boro, também dará à Walter maior versatilidade no mercado. O CBN é sinterizado sob alta temperatura e pressão para formar blanks, que passam por processos de erosão e retificação, até chegar na ferramenta acabada. Este material de corte é ideal para aços endurecidos acima de 45 HRC, bem como para ligas endurecidas, ferro fundido cinzento, monel, inconel e stellite. Até mesmo os blocos rígidos na faixa de dureza de 60 HRC ou mais podem ser usinados confiavelmente com CBN.

Fundada em 1988, a Werner Schmitt PKD-Werkzeug AG está instalada em Niefern-Öschelbronn, próximo a Pforzheim, no Sul da Alemanha, onde emprega 70 pessoas e fatura acima de 10 milhões de euros/ano. A produção é concentrada em ferramentas de PCD (diamante policristalino), das quais 95% são feitas de acordo com a especificação de cada cliente. Além disso, a linha de produto inclui ferramentas de CBN e ferramentas de diamante natural. Tem uma ampla carteira de clientes na indústria automotiva.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional