OHSAS 18000 sobre segurança e saúde ocupacional

OHSAS 18001 é um sistema de gestão global sobre a saúde e segurança ocupacional. O padrão não é uma norma ISO, mas tem muitos componentes em comum com a ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (meio ambiente), incluindo a sua cobertura global e de grande alcance. O sistema OHSAS foi concebido para todos os setores e pode ser aplicado em todos os tipos de empresas e organizações. A OHSAS 18001 não indica profissionais de saúde específicos e critérios de desempenho de segurança (OH & S).

Em vez disso, a OHSAS estabelece requisitos para um sistema de gestão em segurança e saúde ocupacional para permitir que uma organização controle seus riscos em SSO e melhore significativamente seu desempenho no setor de segurança do trabalho. OHSAS (Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional) visa controlar os riscos potenciais de uma organização. Qualquer empresa que pretenda garantir a segurança de seus empregados dentro do ambiente de trabalho durante a execução de atividades relacionadas ao trabalho, e também melhorar continuamente seus sistemas de gestão de segurança e de saúde, pode implementar estas normas.

OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser compatível com as normas ISO 9001 (sistema de gestão de qualidade) e ISO 14.001 (sistema de gestão ambiental), a fim de facilitar a integração de qualidade e profissionais de saúde ambiental e sistemas de gestão da segurança para as organizações. A norma OHSAS 18001 contém os seguintes elementos:

• Política de segurança e saúde ocupacional,
• Planejamento,
• Implementação e operação,
• Verificação e ação corretiva,
• Gestão de revisão, e
• Melhoria contínua.

Portanto, se uma empresa já conquistou uma certificação de sistema de gestão da qualidade, como ISO 9001, é um grande benefício obter também a certificação ISO 18001 para enfatizar o cumprimento das normas de segurança, especialmente se as atividades apresentam riscos especiais, tais como acontece na indústria automotiva, no setor metalúrgico e na indústria química.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password