11 tipos de engenharia para fazer carreiraEscolher o curso universitário, para muitos jovens, é uma tarefa árdua, principalmente com tantas hoje opções hoje em dia. Tão cedo, os jovens se vêem obrigados a definir qual carreira seguir para o resto da vida, e para isso, levam em consideração oportunidades de mercado, salários e boas condições de trabalho. É verdade que o campo de engenharia mostra-se bastante promissor no Brasil em tempos de crescimento industrial e econômico. Por isso, selecionamos 11 tipos de engenharia para fazer carreira, considerando as áreas de engenharia em ascensão e que mais estão contratando na atualidade.

Para começar, a Engenharia Agrícola é um campo de estudos que se esforça para aplicar a ciência da engenharia na produção agrícola e da agricultura. Para alguns, a engenharia agrícola é a mais ampla do que todas as outras formas de engenharia, uma vez que combina elementos de mecânica, civil, engenharia química e pesquisas de biologia animais e vegetal. A Engenharia Civil envolve a aplicação de princípios de engenharia para construção civil e design. Em algumas partes do mundo, os termos “engenheiro civil” e “engenheiro arquitetônico” são usados indistintamente. É uma disciplina que lida principalmente com a concepção, construção e manutenção de pontes, estradas, canais, edifícios e todos os tipos de construções.

A Engenharia Biomédica procura aplicar os princípios de engenharia e tecnologia para o campo da medicina. Originalmente considerada uma especialização interdisciplinar, a engenharia biomédica cresceu e se tornou uma disciplina respeitada. A engenharia de tecidos, além de considerada uma especialização da biotecnologia, é um exemplo de engenharia biomédica.

Já a Engenharia de Computação é uma combinação de ciência da computação e engenharia eletrônica, com desenvolvimento de design, software, hardware, além de desenvolvimento de soluções para a integração dos dois. Por outro lado, a Engenharia Elétrica é o estudo e a aplicação do eletromagnetismo, eletrônica e eletricidade. É uma disciplina de base ampla, que abrange a concepção e a implementação de vários dispositivos eletrônicos, sistemas elétricos, como os circuitos, geradores, motores e transformadores.

Engenharia Ambiental refere-se à aplicação de princípios científicos para a melhoria ambiental. De um modo geral, esta disciplina tenta fornecer sistemas que propiciem o ar puro, água e terra para habitação segura. Além disso, esta disciplina visa encontrar maneiras de reverter os danos ambientais causados pela poluição e outros agentes agressores ao meio ambiente.

Engenharia Industrial é uma disciplina preocupada com o desenvolvimento e a melhoria contínua dos sistemas integrados. Em sistemas de manufatura, o foco é direcionado em encontrar maneiras de eliminar o desperdício (tempo, dinheiro, materiais, energia, etc). Cabe lembrar que a engenharia industrial não é necessariamente limitada à fabricação, mas também pode ser relacionada à produção. Com enfoque exclusivamente n o design e na manutenção de diferentes processos de fabricação, ferramentas, equipamentos e máquinas, a Engenharia de Manufatura é regida princípios de manufatura enxuta nas indústrias, com o objetivo de produzir mais com o menor custo.

Engenharia de Materiais se preocupa com as propriedades da matéria e sua aplicação à ciência e à tecnologia. Isto geralmente se refere ao estudo da estrutura de materiais a nível molecular, e inclui elementos de física aplicada e química. A nanotecnologia é um exemplo deste tipo de engenharia, um campo em franca expansão e que demanda pesquisas e estudos intensos.

Considerada uma das mais antigas disciplinas, a Engenharia Mecânica destina-se a estudar aspectos como design, produção e uso de ferramentas e máquinas. É principalmente preocupado com a geração e a aplicação de força mecânica. A Engenharia Nuclear é uma disciplina essencialmente preocupada em encontrar aplicações práticas da energia nuclear. Isto inclui o desenvolvimento e manutenção de reatores nucleares, usinas de energia e armas.

Além desses cursos, ainda poderíamos falar da Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Química, Eletrônica, de nanotecnologia, Engenharia de Pesca, Florestal, de Alimentos, Engenharia Cartográfica e muitos outros cursos de engenharia oferecidos pelas diversas universidades públicas e privadas brasileiras.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial