Vidro borosilicato como suprimento na indústriaVidro de borosilicato é um tipo de vidro que inclui, pelo menos, cinco por cento de óxido bórico. O óxido bórico torna o vidro resistente a temperaturas extremas e também melhora a sua resistência à corrosão química. Este vidro é muito popular na fabricação de instrumentos científicos e já foi amplamente usado para fazer vidro de cozinha. Hoje, o vidro de soda-cal é o tipo de vidro mais escolhido para produção de fogões, fornos de cozinha e qualquer tipo de vidro de cozinha, que deve suportar temperaturas mais elevadas. Além disso, o vidro de soda-cal é mais barato de produzir do que o vidro de borosilicato.

A invenção do vidro de borosilicato foi creditado a Otto Schott, um vidreiro alemão que trabalhou no século 19. Ao final de 1800, o processo de fabricação de vidro do tipo borosilicato foi bastante refinado, e em 1915, uma famosa linha de produtos de cozinha feitas de borosilicato foi lançado sob a marca Pyrex. Esse tipo de vidro à base de borosilicato é mais forte e mais durável que o vidro convencional. Obviamente que peças e recipientes feitos de borosilicato podem se rachar se forem submetidos a variações de temperatura muito bruscas e radicais. No entanto, no caso de o vidro de borosilicato se quebrar, o material se quebra em pequenas partes ou estilhaços, tornando-se mais fácil e seguro de limpar.

O vidro borosilicato pode lidar com tanto com calor quanto com o frio extremo, tornando-se muito popular na confecção de vidraria de laboratório e outros instrumentos científicos. Ele também possui uma taxa reduzida de expansão térmica, o que pode torná-lo útil para fabricação de instrumentos como telescópios e outras lentes de alta precisão. Este modelo de vidro, um importante suprimento industrial, também é resistente à corrosão química, podendo ser extremamente útil para experimentos e armazenamento de produtos químicos. Apesar de quase todos os tipos de vidros serem bastante resistentes a substâncias químicas, o vidro de borosilicato é capaz de lidar com produtos químicos extremamente voláteis.

Além de ser encontrados em laboratórios científicos, o vidro de borosilicato também pode ser visto nas janelas, peças de iluminação, utensílios de cozinha e em algumas outras aplicações. Como regra geral, os produtos feitos com vidro à base de borosilicato serão mais dispendiosos do que os feitos com vidro comum, porque o material requer mais calor e mais trabalho na sua produção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais