Soldagem ultra-sônica industrialA soldagem ultra-sônica industrial é uma técnica de soldagem em que duas peças de plástico ou de metal se unem perfeitamente através de alta frequência das vibrações acústicas. Um componente a ser soldado é colocado sobre uma bigorna fixa, com o segundo elemento a ser soldado em cima.

Uma extensão conectado a um transdutor é baixado para o componente de topo, e uma vibração muito rápida (20000 KHz), de baixa amplitude acústica, é aplicada a uma pequena zona de solda. A energia acústica é convertida em energia térmica por atrito e as partes são soldadas em menos de um segundo.

O método de solda ultra-sônica na industrial metal mecânica não precisa de materiais conjuntivos como parafusos, pregos, materiais de solda ou adesivos para garantir uma ligação de qualidade entre as partes unidas. Isso economiza muito em custos de produção e cria uma aparência visual agradável (e imperceptível) no metal, que não possui costuras e nem pequenas “cicatrizes” de solda.

A desvantagem de soldagem ultra-sônica automatizada é que ela só se aplica a pequenas peças - relógios, fitas, plástico, brinquedos, instrumentos médicos e embalagens. O chassi de um automóvel, por exemplo, não pode ser montado com solda de ultrassom, pois as energias envolvidas na soldagem de componentes maiores seria proibitivo.

A tecnologia de solda ultra-sônica apareceu no início dos anos 90 e tem se desenvolvido muito rapidamente desde então. Como a melhora da tecnologia nos métodos de solda atuais, a gama de materiais que podem ser unidos usando esta técnica aumenta. Inicialmente apenas os plásticos não flexíveis podiam ser soldadas com ultrassom por suas propriedades, que permitiam a transmissão eficiente de energia acústica. Hoje em dia, os plásticos menos rígidos, como os plásticos semicristalino aceitam esse tipo de soldagem, porque grandes quantidades de energia acústica são aplicadas em direção à zona de soldadura.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica