Lubrificantes industriais e suas várias aplicaçõesOs lubrificantes industriais são basicamente definidos como compostos, fluidos, graxas e óleos. Eles são usados para diminuir o desgaste de materiais, reduzindo os atritos e grande fricção entre componenetes. Em alguns casos extremos, podem também prevenir ou diminuir a resistividade elétrica ao mesmo tempo em que aumentam a condução térmica. Além disso, os diversos tipos de lubrificantes industriais servem como sistemas de arrefecimento e refrigeração em muitas máquinas e equipamentos.

Muitas empresas como Shell, Castrol, Lubrag, Klüber Lubrication, entre outros, produzem vários tipos de lubrificantes industriais, incluindo óleos de baixa e alta viscosidade, lubrificantes sintéticos, marítimos, automotivos, pós-lubrificantes, ceras e silicatos de alta temperatura. Os óleos lubrificantes, naturais ou óleos sintéticos, às vezes, também podem ser combinados com ceras ou dispersões de lubrificantes sólidos. Existem ainda outras formas de lubrificantes utilizados em diversas indústrias.

Um exemplo disso são as graxas e os fluidos dielétricos isolantes. Seguindo o objetivo principal de um lubrificante industrial na manutenção, a graxa e o fluido dielétrico isolante são capazes de reduzir o atrito, desgaste e ligação de materiais. São importantes suprimentos industriais para o bom desempenho de capacitores, vários tipos de transformadores e outros dispositivos elétricos, bem como podem ser aplicados na usinagem de descarga elétrica, onde esses tipos de lubrificantes atuam como elementos de vedação e de revestimento.

As graxas e os fluidos dielétricos isolantes contam com a capacidade de fornecer estabilidade ao calor, mesmo em intervalos da temperatura mais elevada. Por isso, são utilizados na dispersão de calor de componentes elétricos quando lubrificam interruptores de contato de relé. Os fluidos e óleos de transferência térmica são formas de lubrificantes industriais especiais para transportar a energia térmica para diferentes finalidades, incluindo serviços em metalurgia, refrigeração de máquina e processo de aquecimento. Inclui outros produtos para fornecer refrigeração a máquinas, tais como fluidos refrigerantes de chillers. Os óleos de transferência térmica destinam-se a fins de aquecimento.

Os fluidos hidráulicos e óleos de transmissão são feitos especificamente para transmissão de energia e equipamentos hidráulicos. A energia é transmitida a partir do líquido com a ajuda de circuitos hidráulicos, antes de serem transferidos para um cilindro. Os fluidos de transmissão, por outro lado, são úteis em aplicações como conjuntos de câmbio em automóveis. A maioria dos fluidos hidráulicos e de transmissão inclui lubrificantes sintéticos e emulsões de óleo/água e petróleo ou de óleos minerais. Eles são especificamente aproveitados na indústria aeroespacial, automotiva, em aplicações militares e navais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais