Com o intuito de ampliar a disponibilidade dos equipamentos e reduzir os custos de manutenção das empresas, a NSK, fabricante de rolamentos, criou o Programa Vida Máxima, um conjunto de serviços pró-ativos e de soluções integradas que visam aumentar o MTBF – Mean Time Between Failure – ou Vida Média entre Falhas, sem custo para seus clientes.

Lançado no primeiro semestre deste ano, o programa é formado por 5 pilares: pesquisa e desenvolvimento; treinamento; suporte técnico; serviços pró-ativos; e serviços preditivos. Segundo Rogério Fernando Pereira, engenheiro de aplicação da NSK, a empresa já atende 10 clientes em todo o Brasil.

“Na área de pesquisa e desenvolvimento, a NSK traz o que há de mais inovador sobre rolamentos. Com relação ao treinamento oferecido pelo Programa Vida Máxima, o objetivo é capacitar o ativo de maior valor de uma empresa, que é o ativo humano. Disponibilizamos 8 cursos aos nossos clientes corporativos que podem ser ministrados de 3 formas: em nossos Centros de Capacitação Técnica; in company; ou pela Internet”, explica Pereira.

Sobre o suporte técnico, a NSK oferece um portal via web desenvolvido exclusivamente para seus clientes corporativos e que pode ser acessado de qualquer lugar. Nele, há informações sobre tecnologia, além de um atendimento que opera 24 horas por dia, durante o ano todo. “Se o cliente enviar uma mensagem para a NSK, ela também é recebida pelo distribuidor e pelo celular do atendente de plantão da NSK. Temos para isso uma equipe de 12 engenheiros de aplicação para solucionar eventuais problemas”, explica.

Como serviços pró-ativos, a empresa realiza avaliação de performance de rolamentos, consultoria em lubrificação e em vibração. Para serviços preditivos, a NSK firmou uma parceria com a americana CSI, líder mundial em manutenção baseada em confiabilidade. As empresas uniram suas tecnologias para oferecer serviços ao mercado de manutenção industrial no Brasil, como análise de vibração e de óleo, alinhamento e balanceamento, termografia, ultra-som e software de gerenciamento da RBM Ware.

Autor(es): Andréa Malta

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia