Dicas de segurança para uso de elevadores industriaisIndependentemente do tipo do tipo de elevador industrial a ser usado ou do tipo de trabalho a ser feito, é essencial que os funcionários recebam dicas de segurança para saber como operar essas máquinas com segurança e eficácia. Na verdade, qualquer funcionário ou operário que vá manusear os diferentes modelos de elevadores industriais, incluindo elevadores automotivos, hidráulicos, elétricos, mecânicos, móveis e pneumáticos, deve compreender as normas vigentes. Afinal, o não cumprimento das regras e regulamentos de segurança só coloca o empregado em situação de riscos e acidentes de trabalho, causando lesões graves e até mesmo a morte. Operar os elevadores industriais com segurança livra os funcionários de incidentes e as empresas de multas e demais ocorrências trabalhistas.

Os elevadores para fins industriais são equipamentos grandes, pesados e potencialmente perigosos. Uma vez que os empregados que operam essas máquinas são devidamente treinados, eles não devem temer o equipamento, mas devem respeitá-lo. Para muitas empresas, os elevadores são essenciais para a execução de serviços de reparos e manutenção, além de auxiliar bastante em troca de peças e até mesmo na montagem de peças em automóveis, por exemplo.

Para começar, a pessoa que opera o elevador deve sempre fazer uma verificação de segurança antes de colocar um elevador em funcionamento. Isso significa observar todas as peças quebradas ou danificadas, certificando-se de que os mecanismos não apresentam sinais de desgaste, que o elevador não possui áreas trincadas ou enferrujadas e, o mais importante, todos os controles devem ser verificados para a operação adequada da máquina.

Além disso, os tipos de elevadores industriais sempre precisam ser instalados em uma superfície plana. Dessa forma, os empregados podem operar com tranquilidade o equipamento que está localizado em superfície nivelada, sem chances de escorregamento ou algum outro tipo de problema que deixe os elevadores em desnível e, portanto, mais aptos a acidentes. Caso o elevador seria usado em ambiente externo e aberto, também é importante que o solo seja seguro, especialmente se houver chuva ou vento forte.

Finalmente, o operador de elevador industrial que está treinado e autorizado para executar serviços em elevadores industriais deve compreender o que fazer em caso de emergência. Por exemplo, se o equipamento estava em mau funcionamento ou um empregado sofreu algum tipo de acidente e algo vier a acontecer, o operador precisa ter 100% de confiança para tomar a decisão correta.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho