Coque de petróleo na produção de energia elétrica

Coque de petróleo na produção de energia elétricaO coque de petróleo é um carbonáceo sólido derivado do petróleo refinado. Outros tipos de coque têm sido tradicionalmente derivados de carvão. O coque de petróleo é uma fonte de combustível pesado produzido quando o petróleo bruto é refinado e transformado em diferentes produtos comerciais. Assim como o carvão, coque de petróleo pode ser queimado para gerar energia elétrica, e também pode ser gaseificado a fim de fornecer uma queima mais limpa atuando como gás natural substituto, juntamente com outros subprodutos comerciais.

O coque feito de puro carbono é vendido para uso como combustível ou para a fabricação de pilhas secas. O coque agulha, também chamado de coque acicular, é um coque de petróleo altamente cristalino utilizado na fabricação de eletrodos para o aço e o alumínio. O coque catalisador é o coque que se deposita nos catalisadores utilizados no refino de petróleo. Este coque é impuro e só é usado para o combustível.

Seu calor elevado e baixo teor de impurezas são fatores que tornam o coque de petróleo industrial um combustível para geração de energia de boa qualidade em caldeiras de carvão. Porém, o coque de petróleo é rico em enxofre e possui baixo teor de voláteis, que apresentam alguns problemas técnicos e ambientais com a sua combustão. O processo de combustão em leito fluidizado é comumente usado para queimar o coque de petróleo, já a gaseificação é cada vez mais utilizada com esta matéria-prima, muitas vezes, utilizando gaseificadores colocados nas próprias refinarias.

O coque de petróleo calcinado (CPC) é o produto proveniente do processo de calcinação de coque de petróleo. Este coque é produzido nas refinarias a partir do petróleo bruto. O coque de petróleo calcinado é usado para fazer os ânodos de alumínio, aço e titânio para a indústria de fundição. O coque verde deve conter baixo teor de metais a fim de ser utilizado como material do ânodo. O coque verde, com este baixo teor de metais, é referido como o coque de grau anodo. Ao contrário do coque verde com muito alto teor de metais que não será calcinado, mas, sim, usado para queimar como combustível. Esse tipo de coque verde é chamado de coque de grau combustível.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password