As bombas de calor são equipamentos projetados para economizar dinheiro com menor consumo de energia. Isso porque funcionam como uma espécie de climatizadores de ar, sendo desenvolvidos para climatizar o ar ou a água, com possibilidade de produzir frio ou calor. Eles só podem fazer isso quando a manutenção de bombas de calor é feita de modo adequado e periodicamente. Isso não só ajuda a prevenir falhas indesejadas do equipamento, mas também poupa dinheiro por manter o equipamento funcionando de forma eficiente, sem que seja necessário trocar peças ou deixar a máquina em desuso.
Assim como toda máquina industrial, as bombas de calor devem ser classificadas nos programas de manutenção planejada e preventiva, mesmo que não apresentem nenhuma avaria perceptível. O ideal é ajustar o termostato com freqüência, o que faz com que a máquina trabalhe mais intensamente e por um período mais longo, garantindo a vida útil do produto.
Todos os tipos de bombas de calor industriais, tais como bombas de calor elétricas, bombas pneumáticas, bombas de calor hidráulicas e outras, desempenham suas funções mais eficientemente quando estão regulados com temperatura definida. É aconselhável também limpar ou substituir os filtros de ar pelo menos uma vez por mês, lembrando que a periodicidade de troca depende do quanto esse equipamento industrial é utilizado. Isso ajuda a aumentar a quantidade de fluxo de ar, eleva a capacidade de trabalho da bomba de calor e ajuda a diminuir o consumo de energia.
As bobinas internas contidas em todos os modelos de bombas de calor também requerem limpeza periódica e, caso algum componente mostre desgaste, a troca da peça é algo essencial e que precisa ser feito o quanto antes. Como as bombas de calor são projetadas para funcionar ao ar livre, esses equipamentos ficam muito expostos à ação do tempo. Então, é muito comum que folhas, sujeira, poeira e outros detritos entrem pelos orifícios da estrutura da máquina e entrem em contato com dispositivos internos. Por isso, a limpeza das grades de ventilação faz-se necessário, pois evita que muitos detritos entrem no equipamento. Vale lembrar que toda a manutenção preventiva e corretiva de bombas de calor exige que o equipamento esteja desligado.
Todas estas dicas de manutenção da bomba de calor servirão para manter a máquina funcionando em seu nível ótimo. Esses procedimentos não só vão poupar dinheiro, o que já uma grande vantagem para as empresas e indústrias, como também vai ajudar a evitar quebras inesperadas de equipamentos, um dos fatores que mais causam dores de cabeça e acabam custando uma fortuna com a paralisação da produção, no caso das indústrias.
Outras notícias relacionadas a manutenção:
Conceito de manutenção pós-quebra Saiba mais sobre maquinabilidade Entendendo o funcionamento do MASP Alinhamento de eixos O que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) Processo de reparo completo para servomotores industriais Mecânica de automóveis Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibração Manutenção da correia serpentina e polias tensoras Guia de manutenção de ativosAutor(es): Assessoria de Imprensa
Manutenção
Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção