Manutenção de bombas de calorAs bombas de calor são equipamentos projetados para economizar dinheiro com menor consumo de energia. Isso porque funcionam como uma espécie de climatizadores de ar, sendo desenvolvidos para climatizar o ar ou a água, com possibilidade de produzir frio ou calor. Eles só podem fazer isso quando a manutenção de bombas de calor é feita de modo adequado e periodicamente. Isso não só ajuda a prevenir falhas indesejadas do equipamento, mas também poupa dinheiro por manter o equipamento funcionando de forma eficiente, sem que seja necessário trocar peças ou deixar a máquina em desuso.

Assim como toda máquina industrial, as bombas de calor devem ser classificadas nos programas de manutenção planejada e preventiva, mesmo que não apresentem nenhuma avaria perceptível. O ideal é ajustar o termostato com freqüência, o que faz com que a máquina trabalhe mais intensamente e por um período mais longo, garantindo a vida útil do produto.

Todos os tipos de bombas de calor industriais, tais como bombas de calor elétricas, bombas pneumáticas, bombas de calor hidráulicas e outras, desempenham suas funções mais eficientemente quando estão regulados com temperatura definida. É aconselhável também limpar ou substituir os filtros de ar pelo menos uma vez por mês, lembrando que a periodicidade de troca depende do quanto esse equipamento industrial é utilizado. Isso ajuda a aumentar a quantidade de fluxo de ar, eleva a capacidade de trabalho da bomba de calor e ajuda a diminuir o consumo de energia.

As bobinas internas contidas em todos os modelos de bombas de calor também requerem limpeza periódica e, caso algum componente mostre desgaste, a troca da peça é algo essencial e que precisa ser feito o quanto antes. Como as bombas de calor são projetadas para funcionar ao ar livre, esses equipamentos ficam muito expostos à ação do tempo. Então, é muito comum que folhas, sujeira, poeira e outros detritos entrem pelos orifícios da estrutura da máquina e entrem em contato com dispositivos internos. Por isso, a limpeza das grades de ventilação faz-se necessário, pois evita que muitos detritos entrem no equipamento. Vale lembrar que toda a manutenção preventiva e corretiva de bombas de calor exige que o equipamento esteja desligado.

Todas estas dicas de manutenção da bomba de calor servirão para manter a máquina funcionando em seu nível ótimo. Esses procedimentos não só vão poupar dinheiro, o que já uma grande vantagem para as empresas e indústrias, como também vai ajudar a evitar quebras inesperadas de equipamentos, um dos fatores que mais causam dores de cabeça e acabam custando uma fortuna com a paralisação da produção, no caso das indústrias.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção