Válvulas lineares de isolamentoVálvulas lineares de isolamento são suprimentos usados para desviar meios de produção, facilitando a manutenção, remoção de equipamentos e desligamento de máquinas. As válvulas de isolamento são um componente essencial em qualquer sistema de fluido, pois têm a função de para interromper o fluxo de fluido para uma área específica do sistema. Eles são usados também para controlar manualmente o fluxo do fluido. Elas podem ser classificadas como:

- Válvula de segurançatipo de válvula industrial para uso apenas na posição fechada ou totalmente aberta.
- Válvula de Regulagem – modelo de válvula industrial para aplicação em qualquer posição, entre fechada e totalmente aberta.
- Válvula de controle - um dispositivo de funcionamento, que altera a vazão de fluido em um sistema de controle de processo.

As válvulas de isolamento lineares são usadas em uma ampla variedade de aplicações diferentes em que o controle on/off tipo é necessário. Variados tipos e modelos diferentes de válvula de isolamento foram desenvolvidos para atender a diferentes aplicações, com variadas condições de funcionamento, dependendo do trabalho que será realizado. As válvulas são comumente classificadas em dois grupos, de acordo com a proposta de funcionamento do dispositivo de fechamento (ou obturador):

- Válvulas de movimento linear - Possui movimentos do obturador em uma linha reta. Estão incluídas nesta categoria as válvulas de gaveta, válvulas globo, válvulas de diafragma e válvulas de pressão.

- Válvulas de movimento rotatório - O obturador gira em torno de um eixo perpendicular à direção de fluxo. Válvulas de esfera e válvulas borboleta são as duas mais importantes válvulas rotativas associadas a aplicações de vapor.

Apesar de as válvulas de movimento lineares serem caracterizadas por movimentos de obturador em linha reta, o fluxo do fluido pode ser perpendicular a este movimento (como no caso de válvulas), ou na mesma direção, como no caso das válvulas globo. A principal característica da válvula de movimento linear é que o fechamento hermético pode ser obtido ao apertar o obturador em uma haste roscada.

Válvulas de gaveta

As válvulas de gaveta são provavelmente as válvulas mais comuns em uso hoje, devido à sua ampla utilização em sistemas de água para uso doméstico, mas deve notar-se que sua popularidade na indústria diminuiu nos últimos anos. No entanto, esses tipos de válvulas ainda são utilizados onde o fluxo ininterrupto é necessário, porque a gaveta se retrai totalmente, criando queda de pressão mínima, quando a válvula está na posição aberta. As válvulas de gaveta são destinadas especificamente para uso em aplicações de isolamento.

Válvulas Globo

Os modelos de válvulas globo constituem uma classe importante de válvulas de movimento linear. Tornaram-se mais populares que as válvulas de gaveta, já que há uma grande variedade de configurações disponíveis para atender a maioria das aplicações. O movimento do fluido através do assento de válvula é longitudinal ao movimento operacional do obturador, o que significa que, para uma válvula em que a entrada e a saída são horizontalmente opostas, o líquido deverá realizar um curso em mudança.
 
A principal vantagem da válvula globo é que ela abre mais rapidamente do que uma válvula de gaveta, pois o disco só precisa se mover a uma pequena distância para permitir o fluxo completo. Esta é uma vantagem quando há operação freqüente da válvula. A desvantagem é que o fluido tem de mudar de rumo, aumentando a resistência à turbulência de fluxo e de geração de fluxo. Isso resulta em uma queda maior de pressão através de uma válvula globo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais