Manutenção básica de unidade de condensaçãoA manutenção básica de unidade de condensação é fundamental para aumentar o desempenho dos condicionadores de ar industriais e, como consequência, poupar dinheiro com gastos excessivos de energia e com a troca freqüente de peças, sem contar que muitas vezes, um aparelho sem os mínimos reparos exigem a substituição de equipamentos inteiros. Isso pode ser motivo de grande dor de cabeça para os gestores no chão de fábrica, já que é comum a falta de peças adequadas no mercado quando a máquina é usada e antiga. Contudo, a simples limpeza dos tubos do condensador externo e das bobinas de ar já é um bom começo.

Quando as bobinas do condensador (unidade externa) são atingidas por excesso de poeira, pelos e outros detritos, o motor do condensador precisa trabalhar com mais intensidade, utilizando-se de toda sua capacidade e, além disso, o próprio sistema de refrigeração da máquina tem que dar conta de resfriar todo o compartimento interno dos condensadores de ar. Isso não só faz com que o ar condicionado não consiga esfriar bem como deveria, como também faz com que a pressão da unidade de condensação se eleve consideravelmente. Este aumento da pressão ocasiona aumento do consumo de energia e desgaste do motor.

A única maneira adequada de limpar uma bobina é abrir a parte superior da unidade condensadora e retirar o ventilador, após ser desligado. Em seguida, usando um spray de nitrogênio e água, a bobina é limpa em toda sua volta, inclusive os tubos e aletas. Algumas empresas utilizam produtos químicos para limpar a serpentina, mas isso não é obrigatório e é preciso levar em consideração o tipo de unidade de condensação e material de que é fabricado para cada ano em uso. Com a limpeza adequada não deve haver nenhuma razão para usar produtos químicos que podem causar corrosões e prejuízos.

Os serviços de manutenção de unidades de condensação de ar incluem checagem de parte elétrica, limpeza de tubos de borracha para saída de líquidos condensados e também dos filtros de ar, dispositivos importantes na filtragem de poeira e sujeira que vem do ambiente externo. Esses dispositivos ajudam a manter o ambiente que recebe o ar refrigerado ou climatizado livre de microorganismos causadores de doenças respiratórias, por exemplo.

É importante ressaltar que a manutenção de um equipamento um pouco complexo como esse exige conhecimento e experiência para saber lidar com os possíveis problemas que o aparelho apresente. No caso de manutenção de condensaderes de ar residenciais, o ideal mesmo é chamar profissionais especializados, como os técnicos de manutenção, que saberão identificar as possíveis causas de falhas e, principalmente, detectar avarias antes que elas possam interferir no desempenho das máquinas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Comentários

06/12/10 às 22:03h
Dominique Dutra
Também é importante a correta manutenção de condensadoras de outros equipamentos, como por exemplo bebedouro industrial

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção